+ UFPR

UFPR  assina acordo de cooperação com a cônsul da Polônia

Simone Meirelles     22 de novembro de 2021 - 9h24

A assinatura do acordo aconteceu no último dia 4 de novembro. Foto: Leonardo Bettinelli

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, assinou acordo de cooperação internacional entre a instituição brasileira e o Governo da Polônia, em parceria com a  comitiva do Consulado Geral da Polônia  em Curitiba. O encontro, além de articular reuniões futuras visando a realização de novos projetos interdisciplinares nos âmbitos da pesquisa, cultura e inovação, teve a finalidade de desenvolvimento de novas ações que permitam a progressão do programa de cooperação.

A Polônia está ampliando a participação em áreas de interesse comuns entre o país e a universidade. De acordo com Marta Olkowska, Cônsul Geral, este convênio é importante por ser amplo. “Por não restringirmos a nossa área de atuação, ele pode englobar várias disciplinas – a UFPR é a única universidade que tem polonística. Ensina as pessoas a língua polonesa, a literatura e a cultura. É muito importante que esse acordo seja preenchido como uma substância do consulado e do governo polonês”, destaca.

(Por Felipe Reis, estagiário, com orientação de Simone Meirelles)