Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR apresenta pesquisas sobre cidades inteligentes em painel no Smart City Expo

Apresentação do professor Ricardo Mendes Junior no painel.
Foto: Marcos Solivan

Um grupo de professores da Universidade Federal do Paraná apresentou, nesta quinta-feira (1), algumas das pesquisas relacionadas à temática das cidades inteligentes em um painel no evento Smart City Expo. A programação aconteceu no espaço do Vale do Pinhão.

O painel abordou a importância da gestão da informação em projetos de smart cities. Seis professores da instituição apresentaram experiências em projetos, envolvendo diversas áreas.

“A proposta é mostrar para a comunidade que a UFPR tem um grupo de excelência que pesquisa o tema e que uma série de projetos interessantes trazem o conceito de cidades inteligentes para Curitiba”, explica Maria do Carmo Duarte Freitas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e mediadora do painel.

O diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Tiago Francisco, é egresso do curso de Engenharia Civil da UFPR e conta que teve uma empresa incubada pela Agência de Inovação. “Aqui no evento, queremos mostrar que as universidades federais também estão acompanhando esse movimento e estão abertas para a inovação. Sabemos que o salto da ciência para a tecnologia não é rápido. Por outro lado, é um salto sustentável”, afirma.

O professor Ricardo Mendes Junior destacou que o evento contribui para a formação de novas parcerias. “O Smart City Expo reuniu muitos profissionais, empresas, startups e prefeituras. Esse evento é um marco para o trabalho de pesquisa porque aqui podemos desenvolver as atividades institucionais, parcerias e fazer contatos”, diz.

“Queremos manter a academia cada vez mais próxima não só do cidadão, mas também dos setores privado e público. Essa é a ideia do evento, reunir diversas esferas para debater as melhorias para a cidade e qualidade de vida do cidadão”, destaca Caio Castro, sócio-diretor da empresa iCities que organiza o evento.

A vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, ressalta que a contribuição da universidade vem de um longo período: “Não podemos esquecer que a UFPR formou muitos prefeitos e gestores de Curitiba. Cada vez mais a universidade está inserida nessa nova modalidade, de forma participativa e integradora com a comunidade”.

“A expectativa é criar parcerias e dar visibilidade aos nossos projetos, pensando no conceito de cidades inteligentes para a comunidade e outras prefeituras”, completa a docente Maria do Carmo.

 

Painel UFPR

O professor Ricardo Mendes Júnior, do Departamento de Engenharia de Produção, apresentou os projetos City Information Model (CIM) e Mapeamento Colaborativo. “Nosso trabalho está no início e aborda a união de plataformas novas de modelagem de construções, com sistemas de georreferência das cidades”, explica.

O planejamento urbano foi o tema abordado pela professora Cristina de Araújo Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. “Vemos que o sistema dos BRTs, principalmente os eixos estruturais, impacta a produção da cidade em vários aspectos. O BRT está sendo implantado em outros municípios e questionamos a eficiência do planejamento da cidade. Não há um levantamento do grau de eficiência do espaço”, disse.

A programação do painel também debateu a mobilidade urbana. “Temos uma pesquisa para interconexão dos cinco campi da UFPR em Curitiba por ciclovia. Queremos que o projeto seja implantado na cidade”, diz Marcia de Andrade Pereira Bernardinis, do Departamento de Transportes. “São menos de 4 quilômetros, aproveitando a ciclovia já existente. A interconexão atenderia o público universitário e a comunidade em geral”.

Guilherme Francisco Frederico, docente do Departamento de Administração Geral e Aplicada, apresentou a pesquisa sobre medição de desempenho em Smart City. “Não adianta termos as melhores técnicas aplicadas a Smart City se não há gestão. Estruturar o sistema de medição de desempenho implica garantir que o planejamento será cumprido por meio de iniciativas estratégicas”, afirma.

Sérgio Fernando, do grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, finalizou o painel com o tema economia circular. “O sistema atual é linear e nele há exploração de recursos naturais não devidamente valorizados. A economia circular associa o potencial natural e ecológico às demandas tecnológicas para preservar capital natural e fazer com que a economia circule durante mais tempo sem recursos naturais”, explica o professor.

Vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz e professores da UFPR.
Foto: Marcos Solivan

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...