+ UFPR

UFPR apresenta medidas para retomada das atividades presenciais

Superintendência de Comunicação Social     27 de setembro de 2021 - 12h50

O planejamento para a retomada gradual das atividades presenciais na Universidade Federal do Paraná é realizado por uma equipe interprofissional, envolvendo diversos setores e seguindo um rígido protocolo de segurança. As medidas adotadas valem inicialmente para o retorno parcial de disciplinas ofertadas pelo modelo híbrido, com o início do ano letivo 2021.

Para o desenvolvimento das medidas, a Comissão de Retomada das Atividades Presenciais na UFPR considerou caraterísticas e especificidades de cada campus universitário, como espaço físico e localização. As adequações são planejadas e executadas com o objetivo de possibilitar um retorno eficiente e seguro para a comunidade universitária.

“Nesse momento singular, que certamente é um dos mais difíceis da história da UFPR, poder contar com o conhecimento gerado dentro da própria universidade para dar mais segurança à comunidade é um privilégio que somente instituições de ponta, como nossa universidade, podem ter”, afirma o pró-reitor de Administração e presidente da Comissão, Marco Cavalieri.

Confira abaixo as principais medidas.

Testagens

Desde junho de 2020, o setor de Ciências Biológicas da UFPR coordena um projeto de testagem da comunidade, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO).

A partir da retomada gradual das atividades, os testes serão realizados em pessoas que apresentarem sintomas ou que tiverem contato com alguém contaminado. Os agendamentos estarão disponíveis neste link.

Foto: Juliana Barbosa/ Aspec/SCB/UFPR

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. Milhares de pessoas já foram testadas em mutirões da UFPR, incluindo a comunidade universitária, servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária, e a comunidade em geral.

Caminho do Monitoramento

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES) da UFPR irá acompanhar e orientar os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. O “Caminho do Monitoramento” abrange o acompanhamento dos resultados de testes e o telemonitoramento de pessoas contaminadas e de indivíduos que apresentarem sintomas característicos de Covid-19 ou tiverem contato com alguém que testou positivo.

A comunidade poderá entrar em contato com o NEPES pelos telefones (41) 98482-0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail nepes@ufpr.br para esclarecimento de dúvidas e orientações.

Materiais voltados à orientação da comunidade universitária, elaborados pelo NEPES, também estarão em pontos estratégicos da UFPR. Os cartazes trazem informações sobre como diminuir a propagação do vírus e reforçam cuidados com a máscara e distanciamento.

Outro material desenvolvido pelo NEPES, em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração e a Comissão Central de Retomada da UFPR, é o Guia de Recomendações para o retorno das atividades acadêmicas presenciais durante a pandemia de Covid-19. O guia está disponível para download e traz orientações que poderão ser implementadas por todos os setores da universidade com o objetivo de manter os ambientes seguros e saudáveis.

Mapeamento de ambientes

Repensar os espaços físicos de salas de aula, laboratórios e áreas administrativas também foi considerado prioridade para o planejamento do retorno presencial das atividades acadêmicas.

Mapeamento 3D com scanner a laser.

Por meio do mapeamento tridimensional com uso de técnicas de levantamento a laser, um grupo de docentes e estudantes desenvolve a modelagem 3D dos ambientes, incluindo o mobiliário. O planejamento de layout dos ambientes também acontece nos campi do interior para garantir biossegurança durante o período de necessidade de distanciamento social.

Os locais são avaliados levando em consideração a rotatividade de pessoas que frequentam e permanecem no espaço; o contato com superfícies, produtos e embalagens; a mobilidade interna e externa; o uso de banheiros coletivos e bebedouros, entre outros fatores. O levantamento de dados subsidia as orientações de uso.

As ações são desenvolvidas pelos Setores de Tecnologia, Ciências da Terra e pelo Campus Avançado de Jandaia do Sul.

Controle de acesso

Para auxiliar o controle de acesso aos locais, alunos, professores e servidores técnico-administrativos poderão utilizar uma ferramenta digital gratuita, o aplicativo Check UFPR. Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico vinculado ao projeto de extensão Ciência para Todos.

O sistema de gestão de monitoramento de acesso inicia-se ao escanear QR Codes impressos, presentes na entrada de espaços da universidade com alta circulação de pessoas. Com o cadastro do usuário no aplicativo, é possível rastrear pessoas que estiveram presentes em laboratório ou salas. No caso de alguém ser infectado pela Covid-19, é possível notificar e emitir um aviso a todos que tiveram contato com ela. Além disso, o sistema automaticamente informa o NEPES, que vai realizar o acompanhamento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados.

A iniciativa está em fase de migração de aplicação para servidores da UFPR. A proposta também é colocar os QR Codes no intercampi e em frota de ônibus de visitas técnicas, além de disponibilizar os dados para pesquisas.

Acesse aqui o site do projeto e acompanhe mais informações nas redes sociais da Check UFPR.

Links úteis

Guia de Recomendações

Agendamento de testagem

Site Check UFPR