Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR apresenta medidas para retomada das atividades presenciais

Superintendência de Comunicação Social     27 de setembro de 2021 - 12h50

O planejamento para a retomada gradual das atividades presenciais na Universidade Federal do Paraná é realizado por uma equipe interprofissional, envolvendo diversos setores e seguindo um rígido protocolo de segurança. As medidas adotadas valem inicialmente para o retorno parcial de disciplinas ofertadas pelo modelo híbrido, com o início do ano letivo 2021.

Para o desenvolvimento das medidas, a Comissão de Retomada das Atividades Presenciais na UFPR considerou caraterísticas e especificidades de cada campus universitário, como espaço físico e localização. As adequações são planejadas e executadas com o objetivo de possibilitar um retorno eficiente e seguro para a comunidade universitária.

“Nesse momento singular, que certamente é um dos mais difíceis da história da UFPR, poder contar com o conhecimento gerado dentro da própria universidade para dar mais segurança à comunidade é um privilégio que somente instituições de ponta, como nossa universidade, podem ter”, afirma o pró-reitor de Administração e presidente da Comissão, Marco Cavalieri.

Confira abaixo as principais medidas.

Testagens

Desde junho de 2020, o setor de Ciências Biológicas da UFPR coordena um projeto de testagem da comunidade, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO).

A partir da retomada gradual das atividades, os testes serão realizados em pessoas que apresentarem sintomas ou que tiverem contato com alguém contaminado. Os agendamentos estarão disponíveis neste link.

Foto: Juliana Barbosa/ Aspec/SCB/UFPR

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. Milhares de pessoas já foram testadas em mutirões da UFPR, incluindo a comunidade universitária, servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária, e a comunidade em geral.

Caminho do Monitoramento

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES) da UFPR irá acompanhar e orientar os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. O “Caminho do Monitoramento” abrange o acompanhamento dos resultados de testes e o telemonitoramento de pessoas contaminadas e de indivíduos que apresentarem sintomas característicos de Covid-19 ou tiverem contato com alguém que testou positivo.

A comunidade poderá entrar em contato com o NEPES pelos telefones (41) 98482-0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail nepes@ufpr.br para esclarecimento de dúvidas e orientações.

Materiais voltados à orientação da comunidade universitária, elaborados pelo NEPES, também estarão em pontos estratégicos da UFPR. Os cartazes trazem informações sobre como diminuir a propagação do vírus e reforçam cuidados com a máscara e distanciamento.

Outro material desenvolvido pelo NEPES, em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração e a Comissão Central de Retomada da UFPR, é o Guia de Recomendações para o retorno das atividades acadêmicas presenciais durante a pandemia de Covid-19. O guia está disponível para download e traz orientações que poderão ser implementadas por todos os setores da universidade com o objetivo de manter os ambientes seguros e saudáveis.

Mapeamento de ambientes

Repensar os espaços físicos de salas de aula, laboratórios e áreas administrativas também foi considerado prioridade para o planejamento do retorno presencial das atividades acadêmicas.

Mapeamento 3D com scanner a laser.

Por meio do mapeamento tridimensional com uso de técnicas de levantamento a laser, um grupo de docentes e estudantes desenvolve a modelagem 3D dos ambientes, incluindo o mobiliário. O planejamento de layout dos ambientes também acontece nos campi do interior para garantir biossegurança durante o período de necessidade de distanciamento social.

Os locais são avaliados levando em consideração a rotatividade de pessoas que frequentam e permanecem no espaço; o contato com superfícies, produtos e embalagens; a mobilidade interna e externa; o uso de banheiros coletivos e bebedouros, entre outros fatores. O levantamento de dados subsidia as orientações de uso.

As ações são desenvolvidas pelos Setores de Tecnologia, Ciências da Terra e pelo Campus Avançado de Jandaia do Sul.

Controle de acesso

Para auxiliar o controle de acesso aos locais, alunos, professores e servidores técnico-administrativos poderão utilizar uma ferramenta digital gratuita, o aplicativo Check UFPR. Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico vinculado ao projeto de extensão Ciência para Todos.

O sistema de gestão de monitoramento de acesso inicia-se ao escanear QR Codes impressos, presentes na entrada de espaços da universidade com alta circulação de pessoas. Com o cadastro do usuário no aplicativo, é possível rastrear pessoas que estiveram presentes em laboratório ou salas. No caso de alguém ser infectado pela Covid-19, é possível notificar e emitir um aviso a todos que tiveram contato com ela. Além disso, o sistema automaticamente informa o NEPES, que vai realizar o acompanhamento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados.

A iniciativa está em fase de migração de aplicação para servidores da UFPR. A proposta também é colocar os QR Codes no intercampi e em frota de ônibus de visitas técnicas, além de disponibilizar os dados para pesquisas.

Acesse aqui o site do projeto e acompanhe mais informações nas redes sociais da Check UFPR.

Links úteis

Guia de Recomendações

Agendamento de testagem

Site Check UFPR

Instagram Check UFPR

Manual da Estudante e do Estudante 2021

Também pode interessar:

Linha Intercampi volta a funcionar

Divulgado edital para auxílio refeição emergencial de estudantes; RU permanece fechado

Prograd esclarece dúvidas sobre o início do próximo semestre letivo

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR