Ciência e Tecnologia

UFPR apresenta a profissionais da agricultura avanços na pesquisa com cana-de-açúcar

Simone Meirelles     22 de março de 2017 - 12h12

A variedade RB036066 é uma das desenvolvidas pela UFPR (foto arquivo)

Os avanços obtidos pela UFPR na pesquisa com cana-de-açúcar estão sendo apresentados esta semana a cerca de 200 profissionais da área,  entre técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos. Eles participam nesta quarta e quinta-feira (22 e 23/03) de um Dia de Campo na fazenda Estação Experimental da universidade em Paranavaí,. O encontro é organizado pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA/UFPR/RIDESA).

Em 2015, da UFPR lançou três novas variedades de cana-de-açúcar.  Agora os resultados já começam a aparecer na lavoura: plantas com  maior resistência a doenças, teores de açúcar maiores e melhor produtividade por hectare.  Segundo o vice-coordenador do programa, professor João Carlos Bespalhok Filho, do Departamento de Fitotecnia, os visitantes também poderão conferir as variedades em desenvolvimento, que ainda não foram lançadas oficialmente.

Com mais de 50 hectares plantados com experimentos de cana-de-açúcar, a Estação Experimental de Paranavaí é uma importante área de pesquisas. Os Dias de Campo são uma oportunidade para apresentar à comunidade os resultados desses trabalhos.

Participam das apresentações aos técnicos e agrônomos os professores Amadeu Bona Filho, diretor do Setor de Ciências Agrárias, professora Cristina Gonçalves de Mendonça, chefe do Departamento de Fitotecnia, professor Ricardo Augusto de Oliveira, coordenador do Programa de Melhoramento Genético da UFPR, professores Edelclaiton Daros, José Camargo Zambon, Lucimeris Ruaro, Bruno Portela Brasileiro, todos ligados à pesquisa.

O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar faz parte da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (RIDESA), uma rede formada por dez universidades federais e que realiza pesquisas especificamente com cana-de-açúcar.