Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR amplia oferta de testes para assintomáticos da comunidade em geral. Inscrições abertas

Atualização em 14/06/2021 às 14h30: Todas as vagas disponíveis foram ocupadas. 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aumenta o número de vagas para os testes com pessoas assintomáticas Serão 2500 testes para a população em geral que não tenha sintomas da Covid-19

A ação será na próxima terça-feira, dia 15 de junho, das 8 às 15h, no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico. As pessoas das comunidades da UFPR, UTFPR e do Palácio das Araucárias já inscritas para este mutirão não precisam se cadastrar novamente. 

Os interessados precisam realizar inscrição prévia neste formulário e indicar o horário de preferência para atendimento. No momento do teste, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.

O exame realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva, conforme instruções do vídeo abaixo. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes. 

 

 

A testagem da comunidade é coordenada pela Direção do Setor de Ciências Biológicas, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO).  Os exames fazem parte de um estudo para identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a contaminação de outras pessoas. 

Desde outubro de 2020, já foram realizados mais de 28 mil testes em mutirões com a comunidade da UFPR, servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária. 

 

A coleta por saliva evita riscos para a equipe que trabalha no projeto, já que não há contato direto com as secreções dos indivíduos. Foto: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR)

 

De acordo com os organizadores, a ideia de aplicar a testagem em um público maior veio dos esforços para detecção do vírus SARS-CoV-2 na comunidade acadêmica, de forma auxiliar no combate à pandemia. 

Assim, graças a experiência adquirida no processo, a grande adesão de voluntários para o próximo evento e o crucial apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Estado do Paraná e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), conseguimos ampliar as inscrições para interessados de fora da comunidade acadêmica”, afirma a professora Daniela Fiori Gradiacoordenadora da pesquisa e professora do Departamento de Genética da UFPR. 

 

SERVIÇO 

Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas 

Quando: 15/06/2021, das 08 às 15h 

Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas 

Link para agendamento: http://bit.ly/covid20210615 

Crédito da imagem em destaque: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR) 

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...