UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR adere ao Pacto Global da ONU com o compromisso de promover políticas de desenvolvimento sustentável

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) ingressou oficialmente, no último dia 30, no Pacto Global (Global Compact), a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social e sustentabilidade. Criado em 2005, o Pacto Global permite que corporações e governos se comprometam voluntariamente com metas de desenvolvimento sustentável — a Agenda 2030 da ONU. Atualmente a iniciativa reúne 638 organizações acadêmicas, das quais 27 são sediadas no Brasil.

Na carta enviada ao Secretariado Geral da ONU em outubro de 2019, no qual foi encaminhado o pedido de adesão, a UFPR listou cinco formas de atuação: incentivo a pesquisa e extensão relacionadas aos princípios; educar sua comunidade acadêmica sobre sustentabilidade e os objetivos do desenvolvimento sustentável; incorporar os dez princípios do pacto na política da universidade; participar de ações da rede em seu território; e acompanhar e relatar periodicamente essas ações. O primeiro relatório de atividades deve ser entregue em 2022.

Por meio da adesão ao Pacto Global da ONU, do qual fazem parte cerca de 27 organizações acadêmicas do Brasil, a UFPR deve implementar políticas de direitos humanos, direito do trabalho, proteção do meio ambiente e combate à corrupção. Foto: Global Compact UN/Divulgação, 27/3/2013

Ao aderir ao Pacto Global, as organizações acatam os dez princípios da iniciativa, relacionados a direitos humanos, direito do trabalho, proteção do meio ambiente e combate à corrupção.

Entre esses princípios estão, por exemplo, a eliminação da discriminação em contratações e no trabalho, a abordagem preventiva quanto a desafios de meio ambiente, o encorajamento de iniciativas de difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis e o trabalho contra qualquer forma de corrupção, incluindo extorsão e propina.

Ações

A adesão da UFPR ao Pacto Global é fruto do trabalho da comissão de sustentabilidade da instituição, criada em junho de 2019 para atuar até junho de 2020. Fazem parte da comissão cerca de dez pessoas, entre técnicos administrativos, professores e alunos de pós-graduação.

A comissão foi criada para revisar a Política de Logística Sustentável (PLS) da UFPR e também tem como meta o desenvolvimento de uma política de sustentabilidade institucional.

“Muitas ações realizadas na UFPR estão alinhadas aos princípios do pacto, como as compras sustentáveis, por exemplo. Porém elas não são unificadas de maneira institucional. Ser signatária do pacto é mais uma ação da UFPR com o intuito de ter uma política institucional de sustentabilidade, que é hoje uma das responsabilidades da comissão”, afirma a professora Bárbara Galleli Dias, do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR, que preside a comissão.

Pesquisa

O primeiro passo da criação da política institucional de sustentabilidade foi uma pesquisa junto à comunidade acadêmica, realizada entre novembro e dezembro com o apoio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPR. A ideia foi mapear o conhecimento e o engajamento de servidores (técnicos e docentes) e estudantes com as temáticas de desenvolvimento sustentável. A síntese da pesquisa deve ser divulgada em abril.

Segundo Bárbara, as cerca de 800 respostas, da comunidade de todos os campi, mostraram que existe o entendimento de que a UFPR contribua com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030 — educação de qualidade. Também existe expectativa de avanços em temas vinculados principalmente a desenvolvimento social.

“E o nível de engajamento pessoal e profissional com os temas dos ODS interfere mais no nível de expectativa que o conhecimento em si sobre os ODS”, explica Bárbara.

As considerações sobre a pesquisa também devem ser apresentadas no 5th World Symposium on Sustainable Development at Universities (WSSD-U-2020), que será realizado na Suécia em agosto.

Interessados podem pedir informações à comissão pelo e-mail sustentabilidade.ufpr@ufpr.br.

Sugestões

Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Manutenção no Restaurante Universitário Campus Jardim Botânico
Comunicado: informamos que devido à realização de reparos estruturais, no restaurante universitário (RU)...