Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR Acolhedora: campanha orienta comunidade acadêmica sobre recepção dos calouros

A Universidade Federal do Paraná lança nesta semana a campanha UFPR Acolhedora, que traz como lema “a universidade deve ser um espaço livre de violência e preconceitos”. A iniciativa acontece no momento em que a instituição inicia o primeiro semestre letivo de 2022 e recepciona novos estudantes.

A campanha reforça a importância de ressignificação da cultura de acolhimento dos calouros, inibindo atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias, e também orienta sobre as atividades de recepção e canais de denúncia.

A prática do trote é proibida na UFPR. “A UFPR não tolera qualquer forma de violência, seja ela física, moral ou simbólica. Vamos sempre manter a universidade como o espaço aberto ao diálogo e de prioridade do respeito ao outro”, destaca o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

A semana de recepção dos calouros abrange um conjunto de atividades de natureza acadêmica, científica, artística, cultural, esportiva e recreativa. A programação é realizada pelas comissões setoriais e órgãos de representação estudantil, com apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Maria Rita de Assis César, pró-reitora de Assuntos Estudantis, destaca que a Prae recebe os novos estudantes com seus programas de assistência, apoio e acolhimento estudantil. “É grande a emoção dessa chegada presencial, com novos estudantes circulando pelos campi da universidade. Os desafios são grandes e os programas de assistência estudantil são fundamentais para a permanência dos estudantes na UFPR”.

Caso algum estudante sinta-se pressionado, passe por situação constrangedora ou violenta, ou ainda presencie abusos, deve encaminhar denúncia pelo telefone (41) 9402-1131 ou pelos e-mails alertatrote@ufpr.br e acolhe.sipad@ufpr.br. “A denúncia poderá ser feita anonimamente e há uma comissão da Prae para apurar e encaminhar para as unidades competentes”, reforça Maria Rita.

A Prae orienta que as denúncias sejam encaminhadas com informações sobre local, data e hora da ocorrência, tipo de violência e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticar a violência.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...