Extensão e Cultura

UFPR abre exposição “Deuses que Dançam” nesta semana

Superintendência de Comunicação Social     5 de novembro de 2018 - 7h57

A partir do dia 09 de novembro, o prédio da Administração da Reitoria da Universidade Federal do Paraná recebe a exposição “Deuses que Dançam”. A mostra já passou por Paranaguá e Matinhos e fica na UFPR até 19 de dezembro, como parte da programação do mês da Consciência Negra.

A exposição, realizada em parceria com o curso de licenciatura em Artes da UFPR do Setor UFPR Litoral e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, apresenta manequins em tamanho real com as vestimentas e expressão corporal dos Orixás, deuses do Candomblé, ancestrais africanos responsáveis por proteger as forças que regem a natureza.

A proposta da exposição é trazer, independente de crença religiosa, a estética da cultura proveniente do Candomblé, como suas danças e sua música. Além disso, “Deuses que Dançam” possibilita o conhecimento do universo das divindades representadas a partir de objetos, cores, enfeites, contas, comidas, bebidas, músicas, trajes típicos, gestos e coreografias características.

As indumentárias e acessórios da mostra foram desenhados por Milah Gouveia, com colaboração de Breno Oberdan, Mariana Rossafa e Suellen Inouhe e os manequins foram desenvolvidos por Rhodrigo Clhöe e executados por Otoniel Cruz Pessoa.

A exposição integra a programação do mês da Consciência Negra da UFPR, organizado pela reunião de órgãos, grupos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e parceiros externos, sob o selo “Negritude UFPR”, que traz diversas atividades que se relacionam com o tema não só apenas em novembro, mas também no decorrer do próximo ano.

Exposição “Deuses que Dançam”
Data: De 09 de novembro a 19 de dezembro de 2018.
Local: Reitoria UFPR– Rua XV de Novembro, 1299 – Centro –Curitiba-PR
Mais informações: (41) 3313-2042 – Curitiba |(41) 3721-1200– Paranaguá