Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR Aberta oferta cursos livres sobre telhados verdes e sustentabilidade na construção civil

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão “Introdução aos Telhados Verdes” e “Noções de Sustentabilidade na Construção Civil” ofertados pela UFPR Aberta. As aulas são oferecidas de forma assíncrona, na modalidade MOOC e Microaprendizagem, em que os participantes podem escolher o foco que desejam para os estudos. Em ambos os cursos, o processo é gerido pela motivação para aprender.

Telhados verdes

Com 30 horas de aula, o curso de Introdução aos Telhados Verdes, propõe apresentar conceitos sobre telhados verdes – como classificação, composição e aplicações voltadas à sustentabilidade para instigar o estudante a discutir sobre as soluções convencionais de cobertura. As inscrições estão abertas e são realizadas neste link.

Sustentabilidade na construção civil

O curso de Noções de Sustentabilidade na Construção Civil, contará com 8 horas de aula, a formação abordará conteúdos relacionados à ambientação, sustentabilidade, estratégias para projetos e sustentabilidade na construção civil, entre outros. Para se inscrever aqui.

O curso foi criado como requisito para conclusão do Mestrado em Engenharia da Construção Civil pela estudante Raphaela Kimie Hisamatsu Smaniotto, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Construção Civil (PPGEC), do Setor de Tecnologia da  Universidade Federal do Paraná (UFPR), com orientação dos professores, Sérgio Fernando Tavares e Maria do Carmo Duarte Freitas. O tema “Desenvolvimento de curso sobre telhados verdes para disseminação de conteúdo sobre sustentabilidade ambiental”, foi selecionado por ter mais de 10 anos em pesquisas dentro do PPGEC.

Público

Os cursos são destinados aos profissionais das áreas de Engenharia  civil e florestais, arquitetos, paisagistas e  interessados em sustentabilidade preocupados com impactos ambientais e mudanças climáticas.

UFPR Aberta

A UFPR Aberta é um portal criado para difundir e promover a Educação aberta.  Trata-se de um movimento educacional que visa permitir o livre acesso a oportunidades de aprendizagem por meio dos recursos da EaD (ensino a distância) e do e-learning (ensino eletrônico).

MOOC

Os MOOC (Massive Open On-line Course) são ambientes de aprendizagem com alcance global.  Os cursos são gratuitos, sem restrições ou pré-requisitos.  O estudante tem autonomia para estudar e aprender em qualquer horário e em qualquer lugar. Os MOOC estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável do Milênio, que busca educação inclusiva e de qualidade para todos.

Por Felipe Reis
Sob supervisão de Aline Nunes

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...