Ciência e Tecnologia

Tratamento de canal é tema de palestra sobre Odontologia em bar de Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     19 de junho de 2019 - 18h47

As mesas do bar curitibano Hop’n Roll se transformaram em espaço de sala de aula para receber palestra do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na noite desta terça-feira (18). O tema servido ao público na primeira edição do evento de divulgação científica Pint of Dentistry foi tratamento de canal com o título “A raiz do problema: endodontia baseada em evidências”. O professor Bruno Cavenago abordou o assunto a partir do documentário da Netflix contestado pela comunidade odontológica por não trazer evidências científicas, que foram exploradas pelo pesquisador no evento.

Professor e pesquisador Bruno Cavenago abordou tratamento de canal durante palestra sobre Odontologia no bar Hop’n Roll. Foto: Divulgação

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFPR, Juliana Lucena Schussel, explica que o objetivo é a aproximação da ciência com a população. “Trabalhamos na Universidade com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas e o Pint of Dentistry leva e mostra isso para a sociedade. O ambiente do bar acaba sendo mais descontraído e proporciona o contato com a comunidade externa à universidade também”, diz Juliana.

A proposta é que o Pint of Dentistry ocorra a cada três meses com palestras de diferentes temáticas da área de Odontologia ministradas por professores do PPGO da UFPR. A próxima edição deve ser realizada em setembro. A ideia surgiu a partir do festival internacional de divulgação científica Pint of Science, que neste ano ocorreu em seis bares de Curitiba, que receberam 18 diferentes palestras sobre ciência em maio.