Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Trabalhos de doutorado desenvolvidos na UFPR recebem menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2019

Duas teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberam menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2019, cujo resultado foi divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 6. Um trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e, o outro, no de Filosofia.

O autor da tese na área de química é Deonir Agustini, que também é servidor técnico da UFPR. Agustini desenvolveu dispositivos de análises químicas, feitos com materiais de baixo custo, como fios de algodão e plástico, além de conexão com um aplicativo de smartphones. Ao longo da tese foram construídas cinco configurações diferentes, com custos entre R$ 1,92 e R$ 159,24. O trabalho teve orientação do professor Luiz Humberto Marcolino Junior e co-orientação de Márcio Fernando Bergamini.

Já a tese de Luis Thiago Freire Dantas faz uma proposta de intervenção na Filosofia ensinada na educação básica, que o pesquisador mostra ter características marcantes de eurocentrismo e colonialismo. Dantas foi orientado pelo professor Marco Antônio Valentim, da linha de História da Filosofia. A tese de Dantas também recebeu menção honrosa no prêmio  da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), em dezembro.

Teses desenvolvidas na UFPR também foram destacadas no prêmio de 2017 e no de 2018, quando um dos trabalhos recebeu um Grande Prêmio.

Prêmio

Segundo a Capes, essa edição do prêmio teve recorde de inscrições, com 1.140 candidaturas. O resultado divulgado no dia 6 trouxe os escolhidos em cada uma das 49 áreas de avaliação e mais 93 trabalhos que receberão menções honrosas.

Os três vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em novembro. Para a seleção, foram formadas três comissões por indicação da presidência da fundação: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

(Com informações da Capes)

Leia a tese “Desenvolvimento e dispositivos microfluídicos baseados em fios de algodão para aplicações eletroanalíticas”, de Deonir Agustini, neste link

Confira a tese “Filosofia desde África: perspectivas descoloniais”, de Luis Thiago Dantas, aqui

Veja mais notícias sobre a UFPR no Prêmio Capes aqui

Sugestões

Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...