Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Trabalho sobre impacto da Covid-19 em cadeias de suprimento ganha prêmio em evento internacional

Aline Nunes     12 de abril de 2021 - 16h11

Um artigo científico, produzido na UFPR, sobre os impactos gerados pela pandemia de Covid-19 nas cadeias de suprimentos e de logística internacional foi um dos vencedores do 2º South American International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, realizado pela IEOM Society International, uma organização sem fins lucrativos. O trabalho ficou em terceiro lugar na categoria de análise Covid-19.

O artigo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD) da UFPR e tratou de um estudo de caso em uma empresa de biotecnologia produtora de testes diagnósticos para a doença, localizada no Paraná. Os autores usaram como base o modelo SCOR (Supply Chain Operations Reference Model), que é referência na área de gestão da cadeia de suprimentos.

“Dentre os principais resultados do artigo, citamos (…): a falta de mão de obra, de matéria-prima e de capital operacional, além de dificuldades de abastecimento e distribuição, impactados principalmente pelos transportes, que ficaram indisponíveis devido ao fechamento generalizado de aeroportos, estradas e cidades (lockdown). Propomos ao final recomendações de curto, médio e longo prazo que podem ser adotadas, avaliadas e adaptadas pelas empresas em geral e preparamos uma agenda de pesquisa para futuros trabalhos”, afirma o autor principal do artigo, o aluno de mestrado, Luiz Carlos Roque.

Prêmio

A seleção dos ganhadores envolve uma avaliação por outros pesquisadores, que analisam a qualidade da apresentação do relatório, a compreensão dos desafios da cadeia de abastecimento e logística, a aplicação de teorias, conceitos, métodos e ferramentas para resolver questões complexas na pandemia global, o uso de habilidades analíticas e técnicas eficazes e formulação de um plano de implementação.

Autores

O trabalho foi escrito pelos alunos do Programa de Mestrado Profissional, Luiz Carlos Roque Junior, Ricardo Moreira da Silva e Gabriel Francisco Gauer, e pelos professores da UFPR, Germano Glufke Reis e Guilherme Francisco Frederico.

“Esse congresso foi o primeiro para muitos de nós e o objetivo principal era a publicação da pesquisa, porém sabíamos do potencial do artigo devido a temática proposta, tão recente e impactante para o mundo. Ficamos muito agradecidos e honrados em poder participar de um grande evento internacional, tão relevante e tradicional”, comemora Luiz Roque.

Evento

A 2º South American Conference on Industrial Engineering & Operations Management, foi realizada de forma virtual pela IEOM Society International, uma organização sem fins lucrativos. A conferência é um evento mundial, com mais de 400 apresentações técnicas e representantes de mais de 45 países.

O evento foi criado para possibilitar trocas entre acadêmicos, pesquisadores, cientistas e profissionais e para criar uma ponte entre a teoria da Engenharia Industrial e Gestão de Operações e a aplicação na solução dos problemas e desafios enfrentados pelas organizações.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR