Ciência e Tecnologia

Trabalho sobre impacto da Covid-19 em cadeias de suprimento ganha prêmio em evento internacional

Aline Nunes     12 de abril de 2021 - 16h11

Um artigo científico, produzido na UFPR, sobre os impactos gerados pela pandemia de Covid-19 nas cadeias de suprimentos e de logística internacional foi um dos vencedores do 2º South American International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, realizado pela IEOM Society International, uma organização sem fins lucrativos. O trabalho ficou em terceiro lugar na categoria de análise Covid-19.

O artigo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD) da UFPR e tratou de um estudo de caso em uma empresa de biotecnologia produtora de testes diagnósticos para a doença, localizada no Paraná. Os autores usaram como base o modelo SCOR (Supply Chain Operations Reference Model), que é referência na área de gestão da cadeia de suprimentos.

“Dentre os principais resultados do artigo, citamos (…): a falta de mão de obra, de matéria-prima e de capital operacional, além de dificuldades de abastecimento e distribuição, impactados principalmente pelos transportes, que ficaram indisponíveis devido ao fechamento generalizado de aeroportos, estradas e cidades (lockdown). Propomos ao final recomendações de curto, médio e longo prazo que podem ser adotadas, avaliadas e adaptadas pelas empresas em geral e preparamos uma agenda de pesquisa para futuros trabalhos”, afirma o autor principal do artigo, o aluno de mestrado, Luiz Carlos Roque.

Prêmio

A seleção dos ganhadores envolve uma avaliação por outros pesquisadores, que analisam a qualidade da apresentação do relatório, a compreensão dos desafios da cadeia de abastecimento e logística, a aplicação de teorias, conceitos, métodos e ferramentas para resolver questões complexas na pandemia global, o uso de habilidades analíticas e técnicas eficazes e formulação de um plano de implementação.

Autores

O trabalho foi escrito pelos alunos do Programa de Mestrado Profissional, Luiz Carlos Roque Junior, Ricardo Moreira da Silva e Gabriel Francisco Gauer, e pelos professores da UFPR, Germano Glufke Reis e Guilherme Francisco Frederico.

“Esse congresso foi o primeiro para muitos de nós e o objetivo principal era a publicação da pesquisa, porém sabíamos do potencial do artigo devido a temática proposta, tão recente e impactante para o mundo. Ficamos muito agradecidos e honrados em poder participar de um grande evento internacional, tão relevante e tradicional”, comemora Luiz Roque.

Evento

A 2º South American Conference on Industrial Engineering & Operations Management, foi realizada de forma virtual pela IEOM Society International, uma organização sem fins lucrativos. A conferência é um evento mundial, com mais de 400 apresentações técnicas e representantes de mais de 45 países.

O evento foi criado para possibilitar trocas entre acadêmicos, pesquisadores, cientistas e profissionais e para criar uma ponte entre a teoria da Engenharia Industrial e Gestão de Operações e a aplicação na solução dos problemas e desafios enfrentados pelas organizações.