Ensino e Educação

Trabalho de Engenharia Civil é terceiro colocado da categoria no Prêmio CREA-PR

Superintendência de Comunicação Social     11 de julho de 2019 - 8h51

Um guia de estratégias para apoiar professores do ensino superior na didática e no relacionamento com os estudantes foi o terceiro colocado do Prêmio CREA-PR Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso Edição 2019. O documento, desenvolvido como como trabalho final no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem a autoria de Giovanna Reinehr Tiboni e a orientação da professora Márcia de Andrade Pereira Bernardinis. A premiação é referente aos trabalhos aprovados no ano letivo de 2018.

InovAtiva: Um Guia para a Inovação na Graduação” é um material destinado a professores do ensino superior cuja formação não é na área de educação. O objetivo é apoiá-los na introdução de abordagens centradas no estudante, com o uso de metodologias ativas e colaborativas, dando enfoque às competências.

O guia é organizado como um caminho de cinco passos que orienta os profissionais. Cada uma das etapas é composta por objetivo, procedimentos, resultados e material de apoio. Os cinco passos descritos no guia são: diagnóstico; preparação; planejamento; aplicação; e reflexão.

Na edição 2019, a categoria “Civil”, na qual o “InovAtiva” foi premiado, recebeu a submissão de 45 trabalhos produzidos em todo o estado do Paraná.  Os projetos foram avaliados de acordo com os critérios de aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional; grau de inovação; e nível de abrangência do tema.