Ensino e Educação

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Trabalho de Engenharia da UFPR é primeiro colocado em categoria no Prêmio CREA-PR

Superintendência de Comunicação Social     19 de julho de 2019 - 8h21

O trabalho intitulado “Smart Mobility: Solução de Geoinformação para Estudos em Mobilidade Urbana” foi o primeiro colocado na categoria Agrimensura do Prêmio CREA-PR Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso Edição 2019. O documento, desenvolvido para o curso Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem a autoria de Gabriele Silveira Câmara e a orientação da professora Silvana Philippi Camboim, do Departamento de Geomática.

O estudo trata da mobilidade urbana que tornou-se um dos principais problemas dos adensamentos populacionais brasileiros, desencadeado em sua maioria pelo processo de urbanização desordenada dos anos 50. O conceito das Smart Cities, ou cidades inteligentes, surge como uma alternativa para mitigação de tais problemas, fazendo uso da tecnologia para otimizar e gerir diversas áreas das cidades.

Dispositivos como aplicativos de smartphones e sistemas Internet das Coisas (IoT) podem ser utilizados para a coleta de dados acerca da mobilidade urbana e, aliados à visualização cartográfica, dão suporte ao planejamento urbano.

O objetivo do trabalho é a elaboração de uma solução de geoinformação para visualização dos dados coletados pelo aplicativo Smart Mobility e pelo dispositivo IoT B1K3 Lab, desenvolvido pelo projeto de extensão universitária Ciência para Todos da UFPR.

A partir do levantamento dos requisitos de usuários e da análise dos dados coletados pelos dispositivos, foi possível fazer a modelagem e a implementação do sistema, que inclui o banco de dados geográfico, o projeto cartográfico dos mapas e a interface gráfica da solução.