Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Tire suas dúvidas sobre a Covid-19 com projeto do curso de Medicina

Superintendência de Comunicação Social     31 de agosto de 2020 - 12h02

Todos os dias, informações sobre o novo coronavírus aparecem em diferentes fontes, nem sempre confiáveis ou em linguagem acessível.   

Para divulgar esses dados de forma simples nas redes sociais, a professora Mônica Gomes da Silva, do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criou o projeto de extensão “Bases científicas para o enfrentamento da Covid-19“. Com o auxílio de cinco alunos de medicina, a infectologista mantém as páginas “E o Corona?” no Facebook e no Instagram.   

Maurício da Silva Oliveira, aluno do sétimo período, explica que a ideia é atingir todos os públicos, em especial os mais vulneráveis ao coronavírus. “Infelizmente, aqui no Brasil, as evidências científicas comprovam que a Covid-19 prevalece nas pessoas de baixa renda e baixa escolaridade. Então, começamos a criar posts com as informações científicas, em uma linguagem simples que todos entendam”.   

As postagens esclarecem as dúvidas mais frequentes da população e os assuntos mais comentados sobre a Covid-19. De acordo com Maurício, a escolha dos temas ocorre de duas formas. A primeira é na busca por publicações atuais da comunidade científica, em revistas renomadas. A equipe analisa o conteúdo e deixa o texto acessível. A segunda é através da interação com usuários pelos stories do Instagram. A equipe coloca alguns testes e deixa uma caixa de comentários, que a pessoa pode encaminhar dúvidas ou sugestões. A partir das respostas, eles avaliam o conhecimento do público, verificam os questionamentos mais frequentes e criam os conteúdos.  

Exemplos de enquetes disponibilizadas pelos grupos nos stories do Instagram. Arte – Juliana Barbosa

 

Outra ação é a divulgação de vídeos curtos, em que a professora Mônica responde perguntas dos seguidores. Um exemplo foi uma dúvida sobre o tempo de transmissão da doença. “A partir do momento que inicia os sintomas, o tempo de transmissão, em geral, é de dez dias. Já em casos graves, o tempo se estende para 14 dias”, esclarece Mônica.  

Os textos dos posts são separados em blocos, o que torna a leitura mais dinâmica. A equipe também se preocupa com o visual, deixando o conteúdo colorido e atraente.   

A aluna Rafaela Cachiolo Antunes enfatiza que o projeto é também uma maneira de conscientizar a população. “A educação tem um grande impacto na resolução dessa pandemia, resume. Além de Maurício, Mônica e Rafaela, atuam no projeto os alunos Eduardo de Souza SomensiFelipe Zhen e Tamires Amelotti.   

Por Louiselene Meneses, sob orientação de João Cubas

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus 

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR