Extensão e Cultura

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Téssera Companhia de Dança celebra 40 anos com estreia coreográfica em evento virtual

Lais Murakami     30 de abril de 2021 - 7h49

Coreografia Raiz estreia no domingo, 02 de maio

A Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná completa 40 anos em 2021. Para celebrar a data, será realizado o “Evento Virtual Téssera 40 anos”, neste domingo, 02 de maio, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube. O evento, que marca o início das comemorações de aniversário, terá o lançamento da logomarca dos 40 anos e a apresentação da coreografia “Raiz”, obra inédita, criada especialmente para a ocasião.

Para o grupo, Raiz é símbolo do que é essência, base, fundamento. “É sinônimo de sustentação, de onde está a segurança dos conceitos e meios para continuar a pensar o movimento. É ligação entre corpo e ideia, é instrumento, energia, ponto de partida. Raiz é casa, arte, dança moderna e mundo em conexão dinâmica”. Em tempos de pandemia e isolamento, a coreografia representa a ligação das raízes de cada integrante através da emoção e da dança moderna.

A equipe seguiu todos os protocolos de segurança durante as gravações – Foto: Carlos Rocha

A direção geral é de Rafael Pacheco. A coreografia Raiz é de Juliana Virtuoso, com performance de Mônica Schreiber e música de Johann Sebastian Bach. Na direção e edição de vídeo está Helen de Aguiar e o trabalho nas câmeras é de Christian Alves – que também assina as fotografias –, Dani Durães e Marcos Solivan. A produção é de Helen de Aguiar, Juliana Virtuoso e Cristiane Wosniak. O design gráfico e criação da logomarca de 40 anos da Téssera é de Wilson Voitena. Todos os trabalhos foram desenvolvidos remotamente, por meio de encontros on-line. Durante as filmagens, todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19 foram seguidos.

Raiz: base e conexão entre dança, arte, identidade e movimento

A Companhia
A Téssera Companhia de Dança da UFPR foi fundada em 02 de maio de 1981. Nos 40 anos de atividades ininterruptas, sempre teve o trabalho vinculado à criação, formação, inovação e difusão da dança moderna com elementos de teatro – marca estética registrada e que faz parte de suas raízes conceituais. Dentro de uma instituição de ensino superior brasileira, é um projeto com identidade e estética únicos, como explica Rafael Pacheco, diretor da companhia desde o início do grupo.

Solista em Raiz, Mônica Schreiber é formada pelo Curso de Dança Moderna da Téssera

Durante as quatro décadas de atividade, a companhia de dança paranaense aprendeu a se renovar e a se reinventar a cada espetáculo, sem deixar de acreditar em uma identidade cênica. Identidade que só é possível na reiteração de uma ideia, de um processo contínuo de criação e experimentação do movimento que coloca no gesto coreográfico a alma e sua intenção.

Desde a criação, foram mais de 140 obras coreográficas – muitas foram premiadas em festivais nacionais e eventos internacionais – compostas e apresentadas gratuitamente à comunidade. Além das temporadas oficiais apresentadas semestralmente no Teatro da Reitoria da UFPR, os espetáculos da Téssera tiveram um alcance público que ultrapassa a marca de 400 mil espectadores, firmando o compromisso com a difusão cultural e a democratização do acesso à cultura e à arte da dança.

Unindo espaço, tempo, forma e movimento nas aulas e pesquisas, o processo criativo da Téssera foi retratado no documentário “A Alma do Gesto”. Com direção de Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira, o filme, que mostra o processo de criação do espetáculo Black Dog , estreou em outubro de 2020, e já foi premiado como melhor filme documentário de longa-metragem no festival Rameshwaram International Film Festival, na Índia.

Serviço:
“Evento Virtual Téssera 40 anos”
Data: 02 de maio de 2021 (domingo)
Horário: 19 horas
Local: Transmissão ao vivo pelo Facebook da Téssera e canal da UFPR TV no YouTube.

Com informações da Téssera Companhia de Dança

Fotos: Christian Alves