Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Téssera Companhia de Dança celebra 40 anos com estreia coreográfica em evento virtual

Lais Murakami     30 de abril de 2021 - 7h49

Coreografia Raiz estreia no domingo, 02 de maio

A Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná completa 40 anos em 2021. Para celebrar a data, será realizado o “Evento Virtual Téssera 40 anos”, neste domingo, 02 de maio, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube. O evento, que marca o início das comemorações de aniversário, terá o lançamento da logomarca dos 40 anos e a apresentação da coreografia “Raiz”, obra inédita, criada especialmente para a ocasião.

Para o grupo, Raiz é símbolo do que é essência, base, fundamento. “É sinônimo de sustentação, de onde está a segurança dos conceitos e meios para continuar a pensar o movimento. É ligação entre corpo e ideia, é instrumento, energia, ponto de partida. Raiz é casa, arte, dança moderna e mundo em conexão dinâmica”. Em tempos de pandemia e isolamento, a coreografia representa a ligação das raízes de cada integrante através da emoção e da dança moderna.

A equipe seguiu todos os protocolos de segurança durante as gravações – Foto: Carlos Rocha

A direção geral é de Rafael Pacheco. A coreografia Raiz é de Juliana Virtuoso, com performance de Mônica Schreiber e música de Johann Sebastian Bach. Na direção e edição de vídeo está Helen de Aguiar e o trabalho nas câmeras é de Christian Alves – que também assina as fotografias –, Dani Durães e Marcos Solivan. A produção é de Helen de Aguiar, Juliana Virtuoso e Cristiane Wosniak. O design gráfico e criação da logomarca de 40 anos da Téssera é de Wilson Voitena. Todos os trabalhos foram desenvolvidos remotamente, por meio de encontros on-line. Durante as filmagens, todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19 foram seguidos.

 

Raiz: base e conexão entre dança, arte, identidade e movimento

A Companhia
A Téssera Companhia de Dança da UFPR foi fundada em 02 de maio de 1981. Nos 40 anos de atividades ininterruptas, sempre teve o trabalho vinculado à criação, formação, inovação e difusão da dança moderna com elementos de teatro – marca estética registrada e que faz parte de suas raízes conceituais. Dentro de uma instituição de ensino superior brasileira, é um projeto com identidade e estética únicos, como explica Rafael Pacheco, diretor da companhia desde o início do grupo.

Solista em Raiz, Mônica Schreiber é formada pelo Curso de Dança Moderna da Téssera

Durante as quatro décadas de atividade, a companhia de dança paranaense aprendeu a se renovar e a se reinventar a cada espetáculo, sem deixar de acreditar em uma identidade cênica. Identidade que só é possível na reiteração de uma ideia, de um processo contínuo de criação e experimentação do movimento que coloca no gesto coreográfico a alma e sua intenção.

Desde a criação, foram mais de 140 obras coreográficas – muitas foram premiadas em festivais nacionais e eventos internacionais – compostas e apresentadas gratuitamente à comunidade. Além das temporadas oficiais apresentadas semestralmente no Teatro da Reitoria da UFPR, os espetáculos da Téssera tiveram um alcance público que ultrapassa a marca de 400 mil espectadores, firmando o compromisso com a difusão cultural e a democratização do acesso à cultura e à arte da dança.

Unindo espaço, tempo, forma e movimento nas aulas e pesquisas, o processo criativo da Téssera foi retratado no documentário “A Alma do Gesto”. Com direção de Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira, o filme, que mostra o processo de criação do espetáculo Black Dog , estreou em outubro de 2020, e já foi premiado como melhor filme documentário de longa-metragem no festival Rameshwaram International Film Festival, na Índia.

 

Serviço:
“Evento Virtual Téssera 40 anos”
Data: 02 de maio de 2021 (domingo)
Horário: 19 horas
Local: Transmissão ao vivo pelo Facebook da Téssera e canal da UFPR TV no YouTube.

Com informações da Téssera Companhia de Dança

Fotos: Christian Alves


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR