Extensão e Cultura

Téssera Companhia de Dança apresenta “Interlocuções em Movimento”

Simone Meirelles     18 de outubro de 2021 - 12h04

O lançamento da nova obra artística da Téssera Companhia de Dança da UFPR faz parte das ações comemorativas “Téssera 40 anos” e marcará o encerramento da segunda temporada do Projeto “De dentro para fora – o Artista e a Téssera!”.  Será no dia 26 de outubro (terça-feira), às 20 horas. A transmissão será ao vivo pelo youtube da TV UFPR: youtube.com/tvufpr e pelo facebook da Téssera: facebook.com/tesseraufpr.

O Projeto, criado em 2020 pela artista da cena/coreógrafa Helen de Aguiar, nasceu do anseio de manter a conexão e de dar voz artística aos integrantes e ex-integrantes da Téssera [durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19]. Entre 2020 e 2021 foram apresentados 31 vídeo depoimentos carregados de sensibilidades artísticas, conteúdos históricos e exposições dançantes de pessoas/artistas que atravessaram o caminho da Companhia no decorrer de seus 40 anos, repercutindo a significação das experiências advindas da interação com seu modo particular de produzir dança.

Em “Interlocuções em Movimento” o atual elenco da Téssera Companhia de Dança da UFPR foi instigado a participar da proposta artística se envolvendo em um processo singular de construção coreográfica. Com intenso envolvimento com a idealizadora da obra, orientadores/coreógrafos e demais bailarinos/as da Companhia, durante o decurso da composição o elenco propôs conteúdos e modos de representação coreográfica partindo da concepção original de depoimentos escritos e trocados entre integrantes e, interagindo com a diversidade de impressões geradas, trouxeram à tona sensações e sentimentos de reconhecimento de si através da existência, da fala e da coexistência com o outro.

Após meses de composição e orientação coreográfica, foram cinco dias intensos de gravações individuais ao ar livre, que puderam ser acompanhadas pelas redes sociais da Companhia, resultando nesta obra inédita que tem em comum o universo artístico da dança na Téssera Companhia de Dança da UFPR.

O trabalho tem concepção, direção e edição de Helen de Aguiar, com orientação coreográfica de Juliana Virtuoso e Rafael Pacheco e fotografia/câmera de Christian Alves.

Serviço:

“Interlocuções em Movimento”

Data: 26 de outubro de 2021

Endereços: www.youtube.com/tvufpr e www.facebook.com/tesseraufpr

Classificação livre

Concepção, Direção e Edição: HELEN DE AGUIAR

Elenco: ALESSANDRA LAHIS TEJEIRA; ANA SALDANHA; BEATRIZ PIMENTA; BRUNA PÓVOA; CAROLINE DOS SANTOS MARTINS; DANI DURÃES; FERNANDO VIDAL; FLÁVIA GAMA ROSA; HELENA KVIATKOVSKI DE CASTRO; HELEN DE AGUIAR; JUAN SILVA; JULIANA VIRTUOSO; LETÍCIA LIRA; LUI MARTINS; MÔNICA SCHREIBER; RAYANNE ROCH

Orientação Coreográfica: RAFAEL PACHECO; JULIANA VIRTUOSO; HELEN DE AGUIAR

Direção de fotografia e Câmera: CHRISTIAN ALVES

Trilha sonora (concepção e mixagem): HELEN DE AGUIAR / Música base: URSINE VULPINE / Texto: Trechos de depoimentos do elenco

Narração: RANIERI GONZALES

Designer gráfico: WILSON VOITENA