Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Tese mapeia padrões socioterritorias entre povos Kaingang e Guarani Mbya

Superintendência de Comunicação Social     30 de abril de 2020 - 9h27

Com o objetivo de comparar as formas de produção de território das duas maiores populações indígenas do Sul do país, os Guarani e os Kayngang, o pesquisador Paulo Roberto Homem de Góes produziu um estudo etnológico orientado pelo professor Ricardo Fernandes, do  Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná. Ele também utilizou metáforas para apresentar suas conclusões a respeito da territorialização das formas sociais: o Rizoma Mbya em contraste com as tuberosas Kaingang. O estudo “Morfológicas : um estudo etnológico de padrões socioterritoriais entre os Kaingang (dialeto Paraná) e os Mbya (Litoral Sul)” está disponível aqui.

Segundo o pesquisador, a reflexão etnográfica apontou como, por meio de certas escalas de organização, os povos produzem territórios que se replicam em padrões observáveis em um nível mais continental. Neste sentido, verificou nos Jê, família linguística dos Kayngang, um adensamento populacional muito maior por aldeia.

As análises pretendem apresentar os contrastes mais gerais observáveis entre os povos por meio de suas famílias linguísticas. No caso dos Jê, por exemplo, ele verificou a autoridade e os diferentes níveis de hierarquia, tais como cacique e vice-cacique, como um componente importante a se pensar quanto à organização do território e até mesmo na demarcação da terra indígena. Além disso, entre estes povos é possível verificar dialetos por região, enquanto que no caso dos Guaranis, o tupi-guarani é a mesma língua falada no Paraguai.

De acordo com Fernandes, que orientou o trabalho, é importante compreender como esses povos veem, classificam e percebem o mundo. Para ele, o etnoconhecimento é uma porta para aprender sobre natureza, relações humanas e relações históricas.

Reveja episódios do Curta Ciência e saiba mais sobre o projeto.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR