Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tese de pesquisadora da UFPR é premiada pela Sociedade Brasileira de Física

No último dia 2 de julho, a Sociedade Brasileira de Física divulgou o resultado dos Prêmios SBF de Tese, em reconhecimento às melhores pesquisas de doutorado defendidas entre 2016 e 2017.  

Na área de Física Atômica e Molecular, o primeiro lugar ficou com Alessandra Souza Barbosa, do Grupo de Física Atômica e Molecular do Departamento de Física da UFPR. A tese “Espalhamento elástico de elétrons e pósitrons por moléculas cíclicas, orientada pelo professor Márcio Bettegafoi defendida em agosto de 2017.   

A pesquisa estudou a interação de elétrons e pósitrons – partículas de carga negativa e positiva, respectivamente – com moléculas cíclicas presentes no DNA. 

Barbosa explica que o DNA é formado por unidades chamadas de nucleotídeos, compostos por um grupo fosfato, um açúcar e uma base (timina, adenina, guanina e citosina). Tanto as bases quanto os açúcares apresentam estruturas cíclicas. De acordo com a pesquisadora, o estudo ajuda a entender a interação do elétron ou do pósitron com sistemas maiores, como o DNA.  

Nos quatro anos de pesquisa, a doutora em Física da UFPR estudou a interação de pósitrons com as moléculas de pirimidina, fez testes de elétrons com clorobenzeno e descreveu o espalhamento de pósitrons. Ela relata que o resultado mais relevante mostrou a presença de um estado ligado ao espalhamento pósitron-molécula, que, com um método teórico, nunca havia sido reportado na literatura. 

Alessandra e seu orientador na defesa da tese premiada. Foto: arquivo pessoal

 

Resiliência e trabalho coletivo 

Alessandra, atualmente professora do Departamento de Física da UFPR, relata que o doutorado a ensinou a ter resiliência, uma vez que os resultados nem sempre saem como esperado. Ela cita como exemplo o espelhamento pósitron-molécula, que levou quase três anos para entendimento e correta interpretação.  

Por isso, a pesquisadora reconhece no prêmio o trabalho e esforço coletivo: “Eu me sinto muito feliz e honrada por esse prêmio! É um reconhecimento não só do meu trabalho, mas também do Grupo de Física Atômica e Molecular da UFPR em toda sua história”. 

De acordo com o orientador do projeto, a tese obteve resultados importantes e que ajudam no entendimento de processos internos no DNA: “Estes resultados contribuem para o entendimento de processos de quebra de simples fita e dupla fita no DNA, por elétrons de baixas energias, e também no entendimento no processo de aniquilação de pósitrons em ambientes moleculares, que têm aplicações em técnicas de diagnóstico de tumores, como tomografia por emissão de pósitrons”. 

Sobre o prêmio 

O Prêmio SBF de Tese foi criado pela Sociedade Brasileira de Física para estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional nas diferentes áreas da Física. As teses premiadas deverão conter resultados originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento da natureza. Os prêmios são outorgados para as melhores teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação em Física ou em Ensino de Física no Brasil reconhecidos pela CAPES. 

Com informações do Setor de Ciências Exatas da UFPR e da Sociedade Brasileira de Física 

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...