Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Tese de doutorado sobre Design Thinking recebe prêmio de cidadania empresarial

Superintendência de Comunicação Social     6 de maio de 2019 - 15h23

A tese de doutorado da pesquisadora Gláucia de Salles Ferro, do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR, foi uma das vencedoras do Prêmio ICE de Investimentos e Negócios de Impacto. Os premiados participarão de um evento de divulgação do resultado na próxima quarta-feira, 8 de maio, em São Paulo.

A premiação organizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) valoriza a produção acadêmica voltada à geração de valor socioambiental, à inovação social, a marcos regulatórios e a políticas públicas. A tese intitulada “Modelo de Processo de Design Thinking aplicado a um Negócio Social”, defendida em 2018, foi uma das três escolhidas entre 47 trabalhos acadêmicos inscritos nas categorias Graduação, Mestrado e Doutorado.

No estudo, Glaucia utilizou os conceitos do Design Thinking, método que viabiliza um negócio inovador por meio da criatividade e da necessidade social do empreendedor. De acordo com a pesquisadora, a tese propõe a atuação efetiva do designer para estruturar um negócio, que vise à criação simultânea de valor econômico e impacto social. “É um processo colaborativo, multidisciplinar e eficaz em contextos complexos como nos negócios sociais”, explica.

O objeto de estudo foi a Badu Design, empresa curitibana que comercializa artigos de papelaria e acessórios produzidos por mulheres em risco social a partir de refugos de fábricas situadas na região metropolitana da cidade. Após as sugestões de Gláucia, a empresa, que funcionava no quarto da casa de sua fundadora, foi transferida para o Centro de Curitiba. Na sede, são realizadas capacitações de novas empreendedoras e discutidas ideias para reaproveitamento de tecidos.

Da esquerda para a direita, a pesquisadora Gláucia e a fundadora da Badu Design, Ariane Santos. A empreendedora decidiu iniciar o negócio após se recuperar de uma crise de depressão. Foto: Arquivo Pessoal

Com a aplicação do Design Thinking, a empresa viabilizou oficinas de costura, cursos e workshops para a comunidade e para parceiros empresariais, além da implantação de uma loja própria.

De acordo com a pesquisadora, o Design Thinking, quando liderado por um designer, torna o processo leve, inovador e criativo, com resultados interessantes para o negócio social. “Fico muito feliz porque de dentro da academia conseguimos juntar a pesquisa com a prática e mostrar que é possível dar resultado. Espero que esse modelo seja replicado, pois faz a diferença”, deseja Gláucia.

Por João Cubas

Sob supervisão de Bruna Bertoldi Gonçalves


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR