Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Tese de pesquisadora da UFPR sobre poesia recebe o primeiro lugar no Prêmio Científico Mário Quartin Graça

Superintendência de Comunicação Social     25 de outubro de 2019 - 18h14

Camila Marchioro, vencedora da melhor tese do Prêmio Mário Quartin Graça 2019 – foto: arquivo pessoal

A tese da pesquisadora da UFPR, Camila Marchioro, ficou em primeiro lugar na Categoria Ciências Sociais e Humanas do Prêmio Mário Quartin Graça, a distinção é ofertada pela Casa da América Latina, com sede em Lisboa – Portugal. O trabalho, intitulado “Poesia do Indizível: Camilo Pessanha e Cecília Meireles em comparação”, é resultado de sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação de Letras da UFPR.

Segundo divulgou a organização do prêmio, o trabalho de Marchioro “chamou a atenção do júri pela sua qualidade, por conjugar a parte literária e filosófica, e por analisar as duas realidades: brasileira e portuguesa, com extensões à realidade oriental”. A autora fez uma análise comparada da poeta brasileira Cecília Meirelles e do poeta português Camilo Pessanha.

A autora conta que ao se aprofundar na obra do poeta português percebeu paralelos com a obra da brasileira. “Percebi uma infinidade de temas afins aos da poesia de Cecília Meireles, foi o primeiro movimento para começar a investigar as possíveis aproximações”, comenta.

O trabalho permitiu, segundo Marchioro, “aproximar poesia de filosofia de maneira minuciosa e perceber como esses poetas são fruto de uma longa tradição lusófona de contatos com diferentes povos”.

A pesquisa mostrou também conexões comuns entre os autores com obras mais antigas. “Pude encontrar relações íntimas desses autores com o Oriente, motivos que por vezes estavam perdidos em poemas orientais de séculos e que chegam até eles relidos por tantos outros poetas e filósofos”, explica Marchioro

O prêmio escolhe as melhores teses em três categorias, além de Ciências Sociais e Humanas, há ainda as categorias Tecnologias e Ciências Naturais e Ciências Econômicas e Empresariais, os três vencedores receberam um valor de 5 mil euros cada.