+ UFPR

Técnicos-administrativos devem responder pesquisa sobre qualidade de vida no trabalho dos servidores

Superintendência de Comunicação Social     28 de fevereiro de 2019 - 16h58

Entre os dias 1º a 31 de março, os técnicos-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deverão participar da pesquisa da qualidade de vida no trabalho dos servidores, realizada pela Gerência de Promoção à Saúde do Servidor (GPSS-PROGEPE). O questionário deve ser respondido no mesmo espaço em que será realizada a Avaliação de Desempenho 2019.

A qualidade de vida no trabalho possui relação com o grau de satisfação que uma pessoa tem com as funções exercidas e com o local em que trabalha. Por isso, a UFPR deseja fazer um levantamento da real situação da percepção de qualidade de vida no trabalho por parte dos funcionários da instituição.

Segundo a psicóloga e responsável técnica da GPSS, Samantha de Toledo Martins Boehs, as respostas contribuirão para o planejamento de gestão de pessoas da universidade. “A ideia é focar na manutenção de ambientes de trabalho mais saudáveis e na saúde das pessoas de maneira geral”.

Investir em equipamentos e estrutura, assim como estimular a cordialidade e a gentileza entre os colegas de trabalho para criar uma cultura organizacional amistosa e agradável são algumas iniciativas que a instituição pode tomar para incentivar a qualidade de vida no trabalho. “O resultado dessa pesquisa implicará diretamente ações que visem a melhoria da saúde do servidor e dos ambientes laborais no âmbito da UFPR”, explica Samantha.

Participe

O questionário deve ser respondido no mesmo prazo e espaço da Avaliação de Desempenho dos Servidores 2019. No entanto, as respostas desta pesquisa não influenciarão na composição da nota da avaliação de desempenho, apesar da obrigatoriedade da participação para que o processo de avaliação seja finalizado. Neste momento, somente os técnicos-administrativos estão convocados a participar.