+ UFPR

Superintendência de Parcerias e Inovação inicia oficialmente as atividades

Aline Nunes     24 de agosto de 2021 - 17h55

A SPIn vai aproximar ainda mais a UFPR da sociedade. Foto: Eleonora Mendonça/Cerimonial UFPR.

O professor Helton José Alves tomou posse como gestor da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em cerimônia híbrida realizada na tarde desta terça-feira, 24 de agosto. O evento marcou o início das atividades da SPIn e o lançamento do site da superintendência, que vai fazer o elo entre a universidade e a sociedade, promovendo parcerias.

A SPIn foi criada em 2021 a partir de uma proposta da própria comunidade da UFPR. A superintendência vai promover o relacionamento e o diálogo entre a universidade e agentes públicos e privados. O objetivo é promover parcerias para aumentar a interação entre academia e sociedade. O trabalho já começou por meio de uma parceira entre a UFPR e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que repassou R$ 18 milhões para cooperar com a produção da vacina contra a Covid-19 produzida na universidade.

De acordo com o professor Helton, a SPIn surge em um cenário de cortes orçamentários nas universidades públicas. “Aquilo que é produzido nas universidades não é reconhecido, nem valorizado adequadamente. É exatamente neste momento de dificuldade que é preciso inovar, criar laços com a sociedade, evidenciar o que se faz de bom – e quantas coisas a universidade faz de bom! Precisamos, nesta hora, fazer do limão uma limonada, potencializar parcerias, ampliar a captação de recursos, reforçar a importância da universidade para a sociedade e reforçar o papel transformador e revolucionário que a universidade tem na vida das pessoas”, afirmou.

“A pandemia mostrou a imprescindibilidade e a centralidade das universidades públicas no nosso cenário. O Brasil precisa das universidades públicas e as universidades precisam desabrochar suas vocações em todos os âmbitos.  As universidades trabalham para o desenvolvimento regional e amenizam as desigualdades, promovendo a inclusão. Nem sempre o Brasil dá o valor que as universidades deveriam ter para que cumpra a sua missão”, defendeu o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. A vice-reitora, Graciela Ines Bolson de Muniz, disse que a SPIn será um agente articulador e modernizador da universidade, fazendo com que  instituição se volte cada vez mais para a sociedade. “Trabalhar em conjunto é o futuro de todas as instituições, pois sozinho não se faz nada”, resumiu.

SPIn

A unidade agrega unidades já existentes na administração central. A SPIn é composta pela Diretoria de Prospecção e Portfólio (mapeia as competências e inovações geradas pela Universidade, identifica oportunidades de mercado e demandas tecnológicas para negociação de projetos e parcerias), a Agência de Inovação (acompanha o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição, negociando e gerindo os acordos de transferência de tecnologia oriunda da UFPR), Agência de Governo e Investimento Social e Cultural (responsável por promover maior articulação com setor público e por identificar recursos e oportunidades para submissão/financiamento de projetos) e Agência de Parcerias (atua na colaboração e celebração de acordos em parceria com instituições públicas e/ou privadas para realização de atividades conjuntas de ensino, extensão, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico e, desenvolvimento institucional).

Cerimônia

A cerimônia foi realizada de forma híbrida. Estiveram presentes na Sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, o reitor, a vice-reitora e o superintendente de Parcerias e Inovação.

De maneira remota, estiveram presentes o presidente do TCE-PR, Conselheiro Fábio Camargo, o diretor da Área de Universidades do Tribunal de Contas da União, Senhor Leandro Santos de Brum, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Senhor Luiz Márcio Spinosa.

A comunidade da UFPR foi representada na cerimônia pela diretora da Agência de Parcerias, Simone Marin Israel, os diretores da Agência de Inovação, Leonardo Fadel Cury e  Alexandre Donizete Lopes de Moraes, o diretor de Prospecção e Portfólio, José Sikora Neto, o reitor da Gestão 2008-2016, Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor da Gestão 2008-2016, Rogério Andrade Mulinari, a pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, Maria Josele Bucco Coelho, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rodrigo Arantes Reis, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Douglas Ortiz Hamermüller, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, a chefe de Gabinete da Reitoria, Marinês de Pauli Thomaz, a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, o superintendente de Infraestrutura, Sérgio Michelotto Braga, o superintendente de Comunicação e Marketing, Carlos Alberto Martins da Rocha, o superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, Paulo Vinicius Baptista da Silva, o diretor do Setor de Ciências Exatas, Alexandre Luis Trovon de Carvalho, o diretor do Setor de Ciências Biológicas, Edvaldo da Silva Trindade, o diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Marcos Wagner da Fonseca, a diretora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Flávia Lucia Bazon Bespalhok, o diretor do Setor de Ciências da Terra, Alzir Felippe Buffara Antunes, o diretor do Campus Jandaia do Sul, José Eduardo Padilha de Sousa, a diretora do Campus Toledo, Cristina de Oliveira Rodrigues, o diretor da Integra UFPR, Renato Bochicchio, o procurador-chefe da Procuradoria especializada junto à UFPR, Tiago Alves da Mota, o diretor da Agência UFPR Internacional, André de Macedo Duarte, a vice-diretora do Setor de Ciências Exatas, Ana Luísa Lacava Lordello, o vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, Emanuel Maltempi de Souza.