Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Superintendência de Parcerias e Inovação inicia oficialmente as atividades

Aline Nunes     24 de agosto de 2021 - 17h55

A SPIn vai aproximar ainda mais a UFPR da sociedade. Foto: Eleonora Mendonça/Cerimonial UFPR.

O professor Helton José Alves tomou posse como gestor da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em cerimônia híbrida realizada na tarde desta terça-feira, 24 de agosto. O evento marcou o início das atividades da SPIn e o lançamento do site da superintendência, que vai fazer o elo entre a universidade e a sociedade, promovendo parcerias.

A SPIn foi criada em 2021 a partir de uma proposta da própria comunidade da UFPR. A superintendência vai promover o relacionamento e o diálogo entre a universidade e agentes públicos e privados. O objetivo é promover parcerias para aumentar a interação entre academia e sociedade. O trabalho já começou por meio de uma parceira entre a UFPR e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que repassou R$ 18 milhões para cooperar com a produção da vacina contra a Covid-19 produzida na universidade.

De acordo com o professor Helton, a SPIn surge em um cenário de cortes orçamentários nas universidades públicas. “Aquilo que é produzido nas universidades não é reconhecido, nem valorizado adequadamente. É exatamente neste momento de dificuldade que é preciso inovar, criar laços com a sociedade, evidenciar o que se faz de bom – e quantas coisas a universidade faz de bom! Precisamos, nesta hora, fazer do limão uma limonada, potencializar parcerias, ampliar a captação de recursos, reforçar a importância da universidade para a sociedade e reforçar o papel transformador e revolucionário que a universidade tem na vida das pessoas”, afirmou.

“A pandemia mostrou a imprescindibilidade e a centralidade das universidades públicas no nosso cenário. O Brasil precisa das universidades públicas e as universidades precisam desabrochar suas vocações em todos os âmbitos.  As universidades trabalham para o desenvolvimento regional e amenizam as desigualdades, promovendo a inclusão. Nem sempre o Brasil dá o valor que as universidades deveriam ter para que cumpra a sua missão”, defendeu o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. A vice-reitora, Graciela Ines Bolson de Muniz, disse que a SPIn será um agente articulador e modernizador da universidade, fazendo com que  instituição se volte cada vez mais para a sociedade. “Trabalhar em conjunto é o futuro de todas as instituições, pois sozinho não se faz nada”, resumiu.

SPIn

A unidade agrega unidades já existentes na administração central. A SPIn é composta pela Diretoria de Prospecção e Portfólio (mapeia as competências e inovações geradas pela Universidade, identifica oportunidades de mercado e demandas tecnológicas para negociação de projetos e parcerias), a Agência de Inovação (acompanha o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição, negociando e gerindo os acordos de transferência de tecnologia oriunda da UFPR), Agência de Governo e Investimento Social e Cultural (responsável por promover maior articulação com setor público e por identificar recursos e oportunidades para submissão/financiamento de projetos) e Agência de Parcerias (atua na colaboração e celebração de acordos em parceria com instituições públicas e/ou privadas para realização de atividades conjuntas de ensino, extensão, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico e, desenvolvimento institucional).

Cerimônia

A cerimônia foi realizada de forma híbrida. Estiveram presentes na Sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, o reitor, a vice-reitora e o superintendente de Parcerias e Inovação.

De maneira remota, estiveram presentes o presidente do TCE-PR, Conselheiro Fábio Camargo, o diretor da Área de Universidades do Tribunal de Contas da União, Senhor Leandro Santos de Brum, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Senhor Luiz Márcio Spinosa.

A comunidade da UFPR foi representada na cerimônia pela diretora da Agência de Parcerias, Simone Marin Israel, os diretores da Agência de Inovação, Leonardo Fadel Cury e  Alexandre Donizete Lopes de Moraes, o diretor de Prospecção e Portfólio, José Sikora Neto, o reitor da Gestão 2008-2016, Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor da Gestão 2008-2016, Rogério Andrade Mulinari, a pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, Maria Josele Bucco Coelho, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rodrigo Arantes Reis, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Douglas Ortiz Hamermüller, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, a chefe de Gabinete da Reitoria, Marinês de Pauli Thomaz, a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, o superintendente de Infraestrutura, Sérgio Michelotto Braga, o superintendente de Comunicação e Marketing, Carlos Alberto Martins da Rocha, o superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, Paulo Vinicius Baptista da Silva, o diretor do Setor de Ciências Exatas, Alexandre Luis Trovon de Carvalho, o diretor do Setor de Ciências Biológicas, Edvaldo da Silva Trindade, o diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Marcos Wagner da Fonseca, a diretora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Flávia Lucia Bazon Bespalhok, o diretor do Setor de Ciências da Terra, Alzir Felippe Buffara Antunes, o diretor do Campus Jandaia do Sul, José Eduardo Padilha de Sousa, a diretora do Campus Toledo, Cristina de Oliveira Rodrigues, o diretor da Integra UFPR, Renato Bochicchio, o procurador-chefe da Procuradoria especializada junto à UFPR, Tiago Alves da Mota, o diretor da Agência UFPR Internacional, André de Macedo Duarte, a vice-diretora do Setor de Ciências Exatas, Ana Luísa Lacava Lordello, o vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, Emanuel Maltempi de Souza.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR