UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sucom lança ebook sobre entrevista online com presença de jornalista referência em divulgação científica

Uma nova forma de diálogo entre a universidade e a imprensa é o tema do primeiro ebook da série Media Training, uma produção da Superintendência de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Paraná (Sucom/UFPR) para pesquisadores e gestores da instituição. O material trará informações e dicas sobre entrevistas na modalidade remota/on-line, popularizadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Para o lançamento, jornalistas da Sucom recebem Luiza Caires, editora de mídias socais na Universidade de São Paulo (USP) e divulgadora da ciência com grande engajamento nas redes sociais.

O lançamento será realizado nesta terça-feira (1º) às 19h15, no YouTube, com a possibilidade de os interessados interagirem com os jornalistas da Sucom via chat, trazendo dúvidas e debates sobre divulgação científica e o papel dos cientistas e dos jornalistas em um momento de crise. A ideia é possibilitar mais um canal de aproximação entre gestores, líderes e pesquisadores da universidade com as ferramentas de comunicação disponibilizadas pela Sucom. “Com este primeiro ebook, seguimos trabalhando para aproximar ciência e sociedade por meio do trabalho da comunicação e suas múltiplas potencialidades”, registra o superintendente Carlos Alberto Martins da Rocha.

Rocha lembra que as ferramentas foram aperfeiçoadas no regime de trabalho remoto, com novas rotinas e também com novos produtos desenvolvidos pela Sucom. Segundo Luiza Caires, convidada para falar sobre a relação entre cientistas e jornalistas e sobre como esse processo de mediação entre universidade e imprensa é socialmente relevante, o jornalismo ajuda a dar visibilidade à ciência. “Você tem que estar sempre presente e, para isso, a população tem de saber o que a ciência faz. Essa é uma razão bem instrumental, existem muitas outras”, afirma.

A proposta é que outros manuais sejam publicados ao longo dos próximos meses, com ênfase nas mais variadas mídias, como o rádio. “Muito da nossa inserção na mídia nos últimos meses foi potencializada pela colaboração dos pesquisadores e gestores que aceitaram gravar vídeos e áudios para que pudéssemos disponibilizá-los à imprensa, respeitando as recomendações de distanciamento social. Essa colaboração mostra uma inclinação ao diálogo e nós queremos aproveitar isso para melhorar ainda mais esse trabalho de mediação com a sociedade”, destaca a jornalista Amanda Miranda, co-autora do manual, assinado também pelos jornalistas André Filgueira (organizador) e Jéssica Tokarski.

Ative o sininho e não perca o programa:

 

Sugestões

UFPR recebe presidente da Fiocruz para aula magna sobre gestão pública 
Para marcar o início no ano letivo, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/4P) da...
UFPR lamenta falecimento da professora aposentada Imara Teresa Milhoretto
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada Imara Teresa...
UFPR é indicada em prêmio nacional de comunicação pública
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é finalista em duas categorias da 2ª edição do Prêmio Social...
Fachada do HC se ilumina nesta semana em prol do Dia Mundial do Rim
Este ano com a temática: “Saúde dos rins: Exame de creatinina para todos” O Dia Mundial do Rim tem...