Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR esclarece sobre a suspensão do curso de jornalismo

Prédio principal do campus de Comunicação Social da UFPR - Foto: Rodrigo Juste Duarte
Prédio principal do campus de Comunicação Social da UFPR - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Sobre a suspensão de seu vestibular para o curso de Comunicação Social – Jornalismo, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) no mês de dezembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que a medida ainda não está totalmente definida, e que ainda será julgado pelo MEC recurso para que o ingresso de novos alunos no curso seja retomado.

Desde o anúncio da suspensão, a UFPR dialoga com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC com o objetivo de revogar a medida. A decisão do MEC deve ser anunciada nos próximos dias.

É importante lembrar que na última quarta-feira (8), o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, que compartilha estrutura e parte do corpo docente com a habilitação de Jornalismo e também havia tido o vestibular suspenso, teve a suspensão revogada.

Nenhum dos dois cursos apresenta problemas estruturais, de espaço, equipamentos ou corpo docente. A UFPR reitera que as notas baixas obtidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em ambos os cursos são decorrência de um boicote dos alunos, que questionam a validade do exame e nas últimas edições entregaram, na maioria, suas provas em branco.

A UFPR pede que os candidatos aprovados no vestibular 2013/2014 para o curso de Comunicação Social – Jornalismo fiquem tranquilos com relação à sua situação. Todas as medidas que estiverem ao alcance da universidade serão tomadas em favor dos novos alunos. O calendário para registro acadêmico dos aprovados no curso está mantido.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...