SiSU 2020: bancas de validação para cotistas marcadas para os dias 3 e 4/2 na UFPR; acesse o cronograma

Essencial para o Registro Acadêmico dos aprovados por cotas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, as bancas de validação de autodeclaração serão realizadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em quatro cidades paranaenses nesta segunda (3) e na terça (4), paralelamente às matrículas. O edital pelo qual foram convocados cerca de 240 aprovados pode ser consultado neste link.

Trata-se dos aprovados na Chamada Geral (dentro das vagas) que se autodeclararam negros, indígenas e pessoa com deficiência para terem acesso às vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012. Ao contrário do vestibular da UFPR, em que as bancas são realizadas antes das provas, no SiSU as comissões ocorrem pouco antes da matrícula.

Das 1.228 ofertadas pela UFPR por meio do SiSU 2020, 628 foram destinadas às reservas descritas na lei, que determina que metade das vagas de graduação em instituições federais de ensino sejam destinadas a estudantes de escola pública e, dentro desse universo, a percentuais de negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Cidades

As bancas estão sendo realizadas no Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade, nº 50, Centro, 2º andar, Curitiba) no caso de cursos com sede em Curitiba e em Pontal do Paraná; na Unidade de Gestão Acadêmica (Rua Jaguariaíva, nº 512 – Caiobá – Matinhos), no caso de cursos de Matinhos; na Secretaria Acadêmica do Campus (Rua Dr. João Maximiano, nº 426, Centro, Jandaia do Sul), para aprovados em cursos de Jandaia do Sul; e na Secretaria do Campus (Rua Pioneiro, nº 2.153, Jardim Dallas, Palotina), para aprovados nos cursos de Palotina e Toledo.

Procedimentos

Os convocados devem se apresentar nos locais de seus cursos, no dia e horário indicados, munidos de documento oficial de identidade com foto recente e dos documentos estabelecidos no Edital nº 01/2020 – SiSU e no Guia do candidato  do SiSU 2020.

A entrevista da banca com o candidato será gravada em áudio e vídeo. Cabe recurso ao resultado da banca, que deve ser encaminhado das 12 horas do dia 5 de fevereiro até as 11h59 do dia 7 de fevereiro. As respostas serão divulgadas no dia 19.

Candidatos que tenham comparecido diante de banca em processos seletivos anteriores da UFPR (seja o vestibular ou o SiSU) estão isentos de novo comparecimento, prevalecendo os juízos emitidos pelas bancas naquelas ocasiões. Atenção: a isenção não se estende aos candidatos inscritos como pessoas com deficiência.

Acompanhe o processo seletivo via SiSU 2020 no site do NC

Leia mais notícias sobre o SiSU 2020 na UFPR neste link