Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SiSU 2019: UFPR oferece 1.462 vagas em 108 cursos de graduação; inscrições de 22 a 25/1 pelo site do MEC

A UFPR oferecerá 1.462 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, do Ministério da Educação (MEC), que tem período de inscrições previsto para 22 a 25 de janeiro, pelo site sisu.mec.gov.br. As vagas estão distribuídas em 108 cursos de graduação (de um total de 122) em seis cidades: Curitiba, Jandaia do Sul, Palotina, Pontal do Paraná, Matinhos e Pontal do Sul.

O edital de adesão (acesse aqui) e o termo de adesão da UFPR ao SISU 2019 (disponível aqui), que traz a distribuição das vagas, já foram publicados pelo Núcleo de Concursos (NC-UFPR) em dezembro. Outro documento importante é o edital que rege o processo seletivo (leia aqui), que informa datas e demais orientações aos candidatos.

Das vagas, 713 serão ofertadas para a ampla concorrência. As outras 749 serão reservadas de acordo com a Lei n.º 12.711/12, que destina metade das vagas para alunos escola pública e, dentro desse conjunto, também para pessoas de baixa renda, negros (pardos e pretos), indígenas e com deficiência.

Datas

Com exceção do período de matrículas e das chamadas para vagas remanescentes, as datas do SiSU são determinadas pelo MEC.

Assim, segundo o cronograma informado pelo governo federal, o resultado da chamada regular (primeira chamada) deve ser divulgado em 28 de janeiro.

A partir do dia do resultado e até 4 de fevereiro, os concorrentes que quiserem continuar participando do SiSU por meio de listas de espera devem manifestar essa vontade pelo site do MEC, na área do candidato. Um diferencial desta edição é que os aprovados na chamada regular (dentro das vagas) em algum curso de preferência não poderão participar de listas de espera.

Processo

O candidato se inscreve no SiSU 2019 com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, que foi realizado em novembro. É preciso também ter concluído o ensino médio e não ter zerado a redação.

Vale ressaltar, porém, que a maioria dos cursos da UFPR que participam do SiSU 2019 estabeleceram pesos diferentes para as cinco notas das provas do Enem — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Com isso, a média final pode variar conforme a opção de curso e, eventualmente, de ano para ano.

A tabela que informa esses pesos está no termo de adesão da universidade ao SiSU 2019, mas pode ser consultada também nesta planilha.

Cotistas

Outra orientação, dessa vez aos concorrentes às vagas reservadas, diz respeito à necessidade de comprovação das condições de que tratam as cotas (sociais ou para minorias).

Os candidatos que optarem por disputar vagas reservadas para alunos de escolas públicas e/ou de baixa renda, por exemplo, terão que apresentar documentos comprobatórios no ato do Registro Acadêmico (primeira fase da matrícula). Os documentos para cada caso são enumerados no Guia do Candidato do SiSU 2019, disponível no site do NC. Atenção: o documento foi retificado nesses pontos em 16 de janeiro (acesse aqui o edital com as mudanças).

Já quem escolher concorrer a vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência terá que participar de bancas de validação das autodeclarações. Essas comissões serão realizadas antes do Registro Acadêmico. O edital de convocação, com data e horário para cada candidato se apresentar, será publicado no site do NC. O comparecimento é obrigatório.

Em Curitiba, as bancas para candidatos a cursos da capital e de Pontal do Sul ocorrerão nos dias 30 de janeiro e 1.º de fevereiro. Em 31 de janeiro serão realizadas as bancas em Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina.

Candidatos que se autodeclararem indígenas e pessoas com deficiência precisarão apresentar às bancas documentos comprobatórios (as listas estão no Guia do Candidato).

Somente a autorização das bancas gera o documento necessário para que o aprovado realize a matrícula.

Matrículas

No caso da UFPR, o Registro Acadêmico (primeira etapa da matrícula) dos aprovados na chamada regular do SiSU 2019 será realizado conforme a cidade e o curso.

Em Curitiba (onde também ocorre o registro dos aprovados para Pontal do Paraná), será nos dias 31 de janeiro e 1.º de fevereiro. Em Jandaia do Sul, Palotina e Matinhos, a data prevista é 31 de janeiro.

O aprovado precisa se registrar no local, data e horário definidos para o seu curso. A tabela com essas informações está no edital do processo seletivo.

Chamadas complementares

A UFPR já divulgou as datas prováveis das chamadas públicas nominais do SiSU 2019, que servem para preencher vagas remanescentes do processo.

Se convocado, o candidato que quiser participar dessas chamadas terá que confirmar sua presença, dentro do prazo, em link específico do SiSU 2019 no site do NC.

A primeira convocação deve ocorrer em 6 de fevereiro; a segunda, em 21 de fevereiro; e, a terceira, em 6 de março.

Está prevista uma quarta convocação, em 14 de março, para cursos dos campi Matinhos e Pontal do Sul. Uma quinta convocação deve ser feita em 9 de agosto somente para cursos com entrada no segundo semestre.

O processo das chamadas nominais ocorre com a presença do candidato convocado em local, data e horário específicos para o curso escolhido. Também exige que o candidato tenha em mãos todos os documentos necessários para o Registro Acadêmico. O candidato pode ser representado por um procurador, nomeado por um termo oficial.

Importante

O edital do processo seletivo estabelece que cabe aos candidatos monitorar eventuais alterações nas datas previstas e demais informações — todas as alterações são publicadas em editais.

As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no link específico do SiSU 2019 no site do NC-UFPR.

Segunda edição do SiSU

Em 2018, a UFPR aprovou resolução que prevê a adesão da universidade à segunda edição do SiSU, realizada no meio do ano.

Dessa forma, a UFPR pode ofertar vagas pelo segundo SiSU no caso de persistência de vagas remanescentes depois de esgotadas as chamadas nos outros processo seletivos.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...