Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SiSU 2019: termina às 23h59 desta terça (5) o prazo para adesão à lista de espera; preste atenção às novas regras

Aviso: o texto foi alterado às 16h28 de 7 de fevereiro de 2019 para inclusão da nova data prevista para o lançamento do edital da primeira chamada complementar do SiSU 2019 na UFPR.

Os participantes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019 que não entraram na chamada regular (dentro das vagas) da UFPR têm até as 23h59 desta terça-feira (5) para aderir às listas de espera por vagas remanescentes. A manifestação deve ser feita pelo site do SiSU 2019, no link “ver me boletim”, informando login — o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 — e senha.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), pode participar da lista de espera o candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso. Outra regra é que o estudante apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse apenas pela primeira ou pela segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SiSU 2019.

O MEC alerta para que o candidato confirme a inscrição por meio da mensagem emitida pelo sistema.

Chamada complementar

Depois de aderir à lista de espera, os candidatos precisam verificar o edital de convocação para a primeira chamada complementar (ou chamada pública nominal) do SiSU 2019 na UFPR, que depende do número de vagas remanescentes verificadas após a convocação dos aprovados na chamada regular.

Segundo o Guia do Candidato do SiSU 2019 na UFPR, o edital que rege a chamada complementar trará as regras para a chamada, além da lista de cursos com vagas e os dias e horários de suas respectivas chamadas. Outro documento será o edital com os nomes dos convocados (são chamados, em geral, o triplo de candidatos em relação ao número de vagas restantes).

Nesta quinta (7) o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR informou que os editais serão divulgados após as 19 horas do próximo sábado (9).

Para monitorar os editais de convocação, os participantes devem ficar atentos ao hotsite do SiSU 2019 no site do NC-UFPR, onde todas as informações necessárias e demais avisos são publicados.

Confirmação

Quem está na expectativa por uma vaga remanescente do SiSU 2019 na UFPR e for convocado para a chamada complementar precisa ficar atento ao procedimento de confirmação da participação na chamada.

Assim que ocorrer a divulgação dos convocados para a primeira chamada pública nominal do SiSU, será disponibilizado pelo NC um sistema para que o candidato confirme sua participação dentro de um prazo estimado em três dias. Esse processo é exclusivo do SiSU 2019.

O candidato que confirmar a participação deverá obrigatoriamente comparecer à chamada pública. Ou seja, caso não compareça e seja chamado para ocupar uma vaga durante a sessão pública, ele estará eliminado e não poderá participar das próximas convocações.

Já o concorrente que não confirmar presença retornará para a lista de espera e estará habilitado para futuras convocações, na eventualidade de vagas permanecerem abertas. O mesmo ocorre com o candidato que não acessar o sistema dentro do prazo.

Em resumo, o candidato só estará eliminado do processo caso ele confirme presença, não compareça e seja convocado para apresentar a documentação para assumir a vaga.

No dia seguinte ao término do prazo de confirmação de presença, será divulgada a lista definitiva dos convocados para a chamada pública, que trará apenas os candidatos que confirmaram presença.

Outras chamadas

O Guia do Candidato do SiSU 2019 traz mais detalhes sobre o processo das chamadas complementares, que exigem a presença do candidato ou de procurador representante em data, horário e local definido por curso.

A previsão é de que sejam realizadas cinco chamadas complementares para o SiSU 2019. As datas prováveis, locais e procedimentos estão descritos no guia.

Sobre o SiSU 2019

A UFPR participa dessa primeira edição do SiSU 2019 com 1.462 vagas em 108 cursos de graduação.

Leia mais notícias sobre o SiSU 2019 na UFPR neste link.

(Com informações do MEC)

Sugestões

UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...
Pesquisadores da UFPR lançam livro inédito sobre a integração arquitetônica de sistemas fotovoltaicos
O livro “Edifícios Fotovoltaicos: energia na gênese arquitetônica” é resultado do projeto...