Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

SiSU 2019: publicadas convocações para primeira chamada complementar; sessões públicas serão em 13 e 14/2

Superintendência de Comunicação Social     11 de fevereiro de 2019 - 10h30

A lista de convocados e o edital para a primeira chamada complementar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019 na UFPR — que ocorrerá em 13 ou 14 de fevereiro, dependendo do curso e do campus — já estão disponíveis para consulta no site do Núcleo de Concursos (NC-UFPR). Segundo o edital, os convocados que puderem participar da chamada terão que confirmar presença até as 23h59 desta segunda-feira (11) pelo sistema online criado pelo NC (acesso por este link).

Cerca de 880 vagas permanecem abertas. Como a regra é de que pelo menos o triplo de candidatos serão convocados a cada chamada complementar em relação ao número de vagas, estima-se de que em torno de 2,7 mil candidatos foram convocados. A convocação não assegura direito à vaga.

Confirmação de presença

O candidato que confirmar a participação deverá obrigatoriamente comparecer à chamada pública. Ou seja, caso não compareça e seja chamado para ocupar uma vaga durante a sessão pública, ele estará eliminado e não poderá participar das próximas convocações.

Já o concorrente que não confirmar presença retornará para a lista de espera e estará habilitado para futuras convocações, na eventualidade de vagas permanecerem abertas. O mesmo ocorre com o candidato que não acessar o sistema dentro do prazo.

Dessa forma, o candidato só estará eliminado do processo caso ele confirme presença, não compareça e seja convocado para apresentar a documentação para assumir a vaga.

No dia 12 será divulgada no site do NC-UFPR a relação definitiva dos convocados, abrangendo apenas os que confirmaram presença dentro do prazo.

Cotistas

Pouco mais de 500 candidatos da lista de espera do SiSU 2019 foram convocados para as bancas de validação da autodeclaração, obrigatórias para quem concorre a vagas reservadas para negros (pretos e pardos), pessoas com deficiência e/ou indígenas.

Os nomes estão listados neste edital. As bancas serão realizadas também nos dias 13 e 14, no local e horário definidos no edital para cada candidato.

Para fazer o Registro Acadêmico, que, no caso das chamadas complementares, ocorre logo após o chamamento dos classificados durante a sessão pública, os cotistas precisam ter sido autorizados pelas bancas a permanecer nas listas de concorrências com vagas reservadas.

Outras chamadas

Ainda em janeiro, o NC-UFPR publicou o Guia do Candidato do SiSU 2019. O documento traz datas previstas para lançamento de novas chamadas complementares, o processo pelo qual elas ocorrem (que exige a presença do candidato ou de representante formal) e informações sobre o Registro Acadêmico (incluindo documentação necessária para a ampla concorrência e os cotistas).

Os candidatos são orientados a ler atentamente o guia do SiSU 2019. Apenas se continuarem em dúvida sobre o Registro Acadêmico podem pedir orientações pelo e-mail registroacademico@ufpr.br.

Todos os editais de convocação e avisos são publicados no site específico do NC para o SiSU 2019 (acesse aqui e monitore).

SiSU 2019.1

A UFPR participa dessa primeira edição do SiSU 2019 com 1.462 vagas em 108 cursos de graduação.

Caso ainda sejam registradas vagas remanescentes após todas as chamadas complementares, a UFPR poderá participar da segunda edição do SiSU 2019, conforme resolução aprovada no ano passado.

Acesse mais notícias sobre o SiSU 2019 na UFPR neste link.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR