+ UFPR

SiSU 2019: prazo de inscrições é prorrogado pelo MEC para as 23h59 deste domingo (27)

Superintendência de Comunicação Social     25 de janeiro de 2019 - 19h28

O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019 para as 23h59 deste domingo (27), segundo a pasta para garantir o acesso e a inscrição de todos os interessados. Desde o início do período de inscrições, na terça-feira (22) o site do SiSU vinha apresentando instabilidade na navegação.

De acordo com o ministério, o volume de acessos causou a lentidão — o pico chegou a 500 mil acessos simultâneos no primeiro dia. A pasta informa que o site está mais estável desde quarta.

Também para impedir novos problemas, o MEC reduziu as atualizações diárias das notas de corte de quatro para uma vez por dia, sempre à zero hora.

Resultado

Por enquanto, o ministério manteve a segunda (28) como o dia para divulgação do resultado do SiSU 2019, com a publicação das chamadas regulares (listas de aprovados no número de vagas).

Assim, o período para que os candidatos optem por participar de lista de espera permanece de 29 de janeiro a 5 de fevereiro. A opção não é automática: deve ser expressa pelo candidato no sistema.

Vale lembrar que, de acordo com regra que estreia neste ano, o SiSU impede que candidatos selecionados na chamada regular possam optar por lista de espera.

Cronograma

Concorrentes a vagas na UFPR devem ficar atentos a eventuais editais de retificação do cronograma do SiSU 2019 que é definido pela universidade.

Esse calendário inclui, na ordem de realização: as bancas de validação de autodeclaração (para cotistas), o Registro Acadêmico e as chamadas públicas nominais (complementares), para preenchimento de vagas remanescentes.

No caso das bancas, o comparecimento e a aprovação são obrigatórios para garantir a vaga. As explicações sobre os procedimentos de cada lista de vagas reservadas estão no Guia do Candidato.

O guia também informa o calendário das outras ações.

A UFPR alerta que toda e qualquer alteração nas datas será publicada no link específico do SiSU 2019 no site Núcleo de Concursos (NC-UFPR), que deve ser monitorado pelos concorrentes.

Saiba mais sobre o SiSU 2019 na UFPR aqui.

Leia o comunicado do MEC neste link.

(Com informações do MEC)