+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

SiSU 2018: UFPR retifica edital para acompanhar mudança de datas; inscrições agora de 23 a 26/1

Camille Bropp     19 de janeiro de 2018 - 18h50

Retificado nesta sexta-feira (19), o edital pelo qual a UFPR orienta candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) traz novas datas para o preenchimento de 1.447 vagas de graduação, distribuídas em 109 cursos. O SiSU é o sistema do Ministério da Educação (MEC) que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos à graduação.

O prazo de inscrições, conforme anunciado pelo MEC nesta semana, foi antecipado para o período entre 23 e 26 de janeiro (antes, era de 29 de janeiro a 1.º de fevereiro).

Segundo o ministério, agora o resultado da Chamada Regular estará disponível a partir de 29 de janeiro. Com a alteração, a UFPR adaptou a data de matrículas da Chamada Regular, que foi antecipada para 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

As vagas reservadas pela UFPR ao SiSU já podem ser consultadas (veja aqui). Elas correspondem a 20% das vagas de graduação e o restante será preenchido pelo Vestibular 2017/2018.

Lista de espera

Já o prazo para participar da lista de espera deve ser feita pelos candidatos entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro. A manifestação é obrigatória para garantir a participação dos não selecionados na Chamada Regular.

Em outro edital, a UFPR também reagendou as datas prováveis das Chamadas Públicas Nominais, destinadas a quem permanecer na lista de espera.

No caso da 1ª Chamada Pública Nominal, o edital de convocação deverá ser lançado em 27 de fevereiro, com Registro Acadêmico entre 5 e 7 de março. A divulgação do edital da 2ª Chamada Pública Nominal está programada para 15 de março, com registro nos dias 21 e 22. A 3ª Chamada Pública Nominal provavelmente terá edital lançado em 8 de agosto, com registro nos dias 14 a 16 de agosto.

Notas do Enem

As notas obtida pelos candidatos no Enem 2017 podem ser checadas desde quinta (18) no sistema de participantes do Enem 2017. É preciso informar número do CPF e senha (a mesma usada para acessar o site do SiSU). Quem perdeu a senha precisa seguir as orientações para refazê-la (veja aqui como).

De acordo com o MEC, nas 24 horas após a divulgação das notas (ocorrida no início da tarde de quinta), mais de 3,2 milhões de pessoas que prestaram o Enem 2017 haviam conferido suas notas. O Enem 2017 teve mais 6,7 milhões de inscrições confirmadas e cerca de 4,7 milhões fizeram as provas, em novembro.