+ UFPR

Sistema de Bibliotecas lança sistema de busca Integrada ao Acervo UFPR

Jéssica Maes     23 de fevereiro de 2015 - 15h41

Imagem: Creative Commons / Mário Tomé

O Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná disponibiliza mais uma ferramenta inovadora para auxiliar a comunidade acadêmica em suas pesquisas, o EBSCO Discovery Service da empresa EBSCO Information Services. A proposta da Busca Integrada ao Acervo UFPR é facilitar as pesquisas e dar acesso a diversas fontes de informação disponibilizadas pelo SiBi/UFPR. O diferencial da plataforma é a interface única.

“O sistema agiliza muito a pesquisa. Ao invés do aluno entrar em vários portais, ele acessa todos de uma vez só”, afirma Paula Carina de Araújo, coordenadora do Programa de Educação Continuada de Usuários. Assim, o usuário consegue reunir vários recursos informacionais na mesma página, como: acervo da biblioteca, bases de dados, Portal de Periódicos da Capes, bibliotecas digitais, periódicos eletrônicos, entre outros.

Essa ferramenta permite também criar um perfil no sistema e salvar a pesquisa realizada, o que agiliza ainda mais futuras consultas.

Capacitação

O Programa de Educação Continuada de Usuários do SiBi/UFPR promove, no próximo dia 6 de março, um curso de capacitação aberto a toda a comunidade acadêmica para usar a plataforma de pesquisa. “O intuito do curso é auxiliar as pessoas a otimizarem suas pesquisas através do sistema”, completa Paula.

O curso acontece no dia 6 de março de 2015 às 14h no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, campus: Praça Santos Andrade, 50 – Centro.
Para realizar sua inscrição no curso clique aqui. Maiores informações: portalsibi@ufpr.br

Por Bruno Santana (sob orientação de Jéssica Maes)