Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Sistema AGHU é implantado com sucesso nas unidades de internação do CHC-UFPR

Superintendência de Comunicação Social     8 de abril de 2021 - 15h38

Com o objetivo de otimizar o atendimento aos pacientes, residentes e profissionais da instituição, o Complexo Hospital de Clínicas da UFPR/Ebserh deu mais um passo no processo de implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). No último dia 6 de abril, todas as Unidades de Internação Adulto do Complexo, incluindo as áreas COVID-19, passaram a utilizar o novo sistema de forma integral.

Segundo a chefe do Setor de Regulação e Avaliação, Jane Stival, “este é um importante marco para o hospital, pois o novo sistema vai ajudar a garantir mais qualidade na assistência aos pacientes”.  Com o AGHU, os novos prontuários passam a ser 100% digitais. Dessa forma, as equipes médicas e multiprofissionais poderão acessá-los simultaneamente e a qualquer momento, o que torna muito mais fácil o acompanhamento e o compartilhamento de informações.

Esse compartilhamento também é uma das vantagens destacadas pela chefe da Unidade de Regulação Assistencial, Jessica Vilarinho, que é a responsável pela coordenação do AGHU nas áreas de internação e ambulatórios.  De acordo com Jéssica, com o prontuário eletrônico, a transição do cuidado ocorrerá de forma mais tranquila e segura, pois as equipes poderão acessar todo histórico dos pacientes e acompanhar a evolução deles. Para ela, essa nova etapa na implantação do AGHU é “um dos momentos mais importantes para o CHC-UFPR no que se refere à segurança da informação dos pacientes”.

Para o Chefe do Setor de Informática do CHC-UPPR/Ebserh, Daniel Farias, o AGHU está tendo uma ótima aceitação entre as equipes que, desde 2020, vêm sendo treinadas módulo a módulo para utilizá-lo. Para ele, grande parte da adesão se deve ao engajamento dos profissionais em fazer com que o novo sistema seja implantado, uma vez que todos estão cientes das vantagens, das quais cita-se principalmente o início da utilização do prontuário eletrônico, no término da implantação de todos os módulos.

 Benefícios

Além da área assistencial, outros setores do Complexo também serão beneficiados pelo AGHU. Conforme explica Rafael Rosado, Analista de TI do CHC-UFPR/Ebserh e membro da comissão de implantação, a digitalização do processo também permitirá às áreas administrativa acompanharem os atendimentos, o que trará ganhos à gestão hospitalar.

O ensino também será impactado positivamente, uma vez que os estudantes e residentes poderão ter acesso aos prontuários para estudo e orientação de seus professores e preceptores de forma online.

Rafael também aponta como vantagens do novo sistema a usabilidade da plataforma e a possibilidade de integração com outras ferramentas já utilizadas no hospital.

Dando sequência à implantação do AGHU no CHC-UFPR/Ebserh, já estão previstas novas etapas nesse processo. Dentro de algumas semanas, ele deverá ser implantado também nas unidades de internação da maternidade e da pediatria.

Sobre o AGHU

O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários – AGHU, é um sistema de gestão hospitalar, com foco no paciente, adotado como padrão para todos os hospitais universitário federais que integram a Rede Ebserh.

O desenvolvimento do AGHU iniciou em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais.

O objetivo do aplicativo é apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários federais e permitir a criação de indicadores nacionais, o que facilitará a criação de programas de melhorias comuns para todos esses hospitais.

Texto: Assessoria de Comunicação Social do HC-UFPR.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR