+ UFPR

Sipad promove curso de enfrentamento de casos de violência e discriminação de gênero; inscrições até 16 de abril

Superintendência de Comunicação Social     5 de abril de 2019 - 9h11

Estão abertas as inscrições para o curso “Rede de acolhimento: mulheres e LGBTI”, com turmas em Curitiba e no Litoral. A iniciativa é da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Servidoras e servidores docentes e técnico-administrativos da UFPR podem se inscrever até o dia 16 de abril.

O curso inédito abrange metodologia interdisciplinar, com dinâmicas e atividades práticas em aulas presenciais e a distância. A ação pretende proporcionar ao corpo docente e técnico da UFPR uma formação sobre gênero e diversidade sexual em perspectiva interseccional. A proposta é sensibilizar e capacitar a comunidade universitária para acolher e encaminhar casos de violência e discriminação contra mulheres e LGBTI no âmbito da instituição.

O curso conta com os módulos Contexto das Violências de Gênero na UFPR; Gênero e Diversidade Sexual; Gênero e Interseccionalidade, e Escuta e Encaminhamentos Jurídico-Administrativo. São ofertadas 30 vagas em cada turma e a intenção é que a capacitação, futuramente, seja feita de forma contínua. As inscrições são realizadas pelo SIGA Capacitação.

Depois de formados, os servidores se tornam referencial nos setores, recebendo questões e demandas desses grupos sociais. Segundo o superintendente da Sipad, Paulo Vinícius Baptista, a ideia é inspirada em uma iniciativa da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos.

Turma Curitiba

Datas: de 18/04 a 05/07 (quintas-feiras)
Horário: das 14h às 18h
Local: Sala 315, PPGD, Prédio Histórico, Santos Andrade, Centro.

Turma Litoral

Datas: de 25/04 a 12/07 (quintas-feiras)
Horário: das 14h às 18h
Local: Sala Multiuso Bloco Didatico, 1˚ andar. Rua Jaguariaiva 512, Caiobá – Matinhos.

Inscrições: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/capacitacao

Unidade de Acolhimento

Já está em funcionamento na Sipad a Unidade de Acolhimento e Denúncias. Trata-se de um núcleo de acolhimento a pessoas da comunidade acadêmica que venham a ser vítimas de discriminação, assédio ou violência. Localizado no Prédio Histórico, o núcleo Acolhe UFPR oferece a escuta inicial, por meio de uma equipe especializada no acolhimento e atendimento das vítimas.

“Vamos ofertar apoio psicológico e social para as vítimas. Quando as demandas exigirem outras formas de intervenção, encaminharemos aos atores competentes, como meios internos e externos relacionados ao sistema de saúde ou área administrativa. Os casos de denúncias especializadas também serão encaminhados para as autoridades responsáveis”, explica o superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, Paulo Vinícius Baptista da Silva.

A unidade conta com vários canais de contato, como e-mail (acolhe.sipad@ufpr.br), telefone (3310-2699), e a própria unidade física no Prédio Histórico, hall de saída da Rua XV. A partir do primeiro contato, os estudantes poderão agendar entrevistas com a equipe.

O trabalho da unidade é integrado com as ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que participou de todo o processo de construção do Acolhe UFPR. “A PRAE fazia esse acolhimento antes da criação da Sipad. Agora, os procedimentos serão feitos, de maneira centralizada, pela unidade que lida exclusivamente com os casos. A UFPR é pioneira em políticas de inclusão e a criação da unidade representa um grande avanço”, afirma a pró-reitora Maria Rita de Assis César.

De acordo com o superintendente da Sipad, a proposta do núcleo também é trabalhar a prevenção dentro da universidade. “Em paralelo, estamos construindo programas de prevenção. Pretendemos implantar ações educativas de funcionamento permanente na UFPR”, diz. “Todas as formas de discriminação e violência, em especial contra minorias, serão atendidas”.

Atendimentos

Duas psicólogas e uma assistente social compõem a equipe da Unidade. “Daremos suporte às vítimas e o encaminhamento necessário, incluindo desdobramentos legais e judiciais, conforme o caso”, afirma a psicóloga Diana Theodoro.

Segundo a assistente social, Sílvia Amorim Lima, a ideia é que seja oferecida escuta qualificada, bem como direcionamento e monitoramento das denúncias aos órgãos competentes. “Nossa intenção é solução, mas sempre ouvindo o que a vítima quer”, explica.

Canais de acolhimento
E-mail: acolhe.sipad@ufpr.br
Telefone: 3310-2699
Endereço: térreo do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, hall de saída da Rua XV de Novembro