Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sipad promove acolhimento de alunos indígenas no registro acadêmico

A matrícula dos aprovados para a Universidade Federal do Paraná pelo XIX Vestibular dos Povos Indígena do Paraná termina nesta sexta-feira (31), na Sala da Memória, do Prédio Histórico da instituição. Entre esses dias estão sendo recebidos estudantes de diferentes etnias do país, tais como do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Na quinta feira, o Núcleo Universitário de Educação Indígena, unidade da Superintendência de Inclusão Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), organizou uma recepção ao grupo.

Acolhimento contou com programação diversa, ao longo de dois dias (Foto: Divulgação)

Participaram da solenidade abertura o Reitor Ricardo Marcelo Fonseca, do Pró Reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra, da Pró Reitora de Assuntos Estudantis Maria Rita César, Superintendente de Inclusão Políticas Afirmativas e Diversidade, Paulo Vinícius Batista da Silva e o estudante indígena Terena, Filipe Woolf Pedro, que discursou sobre sua trajetória dentro da Universidade. A programação ainda contou com a presença de professores de diferentes cursos que a UFPR oferece, com palestras sobre o funcionamento dos cursos.

Durante esta sexta , a programação abrangeu palestras  de representantes de projetos e atividades desenvolvidas para e pelos estudantes indígenas, tais como Núcleo Universitário de Educação Indígena (NUEI), Projeto de Acolhimento e Monitoria de Estudantes Indígenas (AMEI), PET Indígena e Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Já na parte da tarde, os alunos irão fazer uma visita aos campi da UFPR, conhecendo os locais dos cursos e serviços que a instituição oferece.

Vestibular Indígena do Paraná

O vestibular é dirigido pela Comissão Universidade para os Índios  (CUIA) e a cada ano é realizado por meio de rodízio por uma das Universidades participante do Estado Paraná.  Em 2019, a responsável por essa edição foi a UFPR. As provas foram realizadas em cinco polos no Paraná, alguns deles dentro de terras indígenas e, a capital paranaense foi também um polo. O Vestibular tem o objetivo de incluir mais indígenas dentro do meio acadêmico, deixando a Universidade mais representativa e diversa. As Universidades Estaduais do Paraná oferecem 6 vagas para indígenas que são do estado do Paraná e a UFPR oferece 10 vagas para indígenas de dentro do Paraná e outras regiões do Brasil.

*Texto produzido por Robson Delgado, acadêmico indígena de Jornalismo, e editado pela Assessoria de Comunicação/Sucom

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...