Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sipad e Neab lançam curso preparatório para pós-graduação “Afirmação na Pós UFPR”

A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) lançam o curso de formação pré-acadêmica “Afirmação na Pós UFPR”. O preparatório tem como objetivo ampliar as condições de ingresso de negros, pessoas com deficiências e outras populações minoritárias em programas de pós-graduação acadêmicos. As inscrições seguem entre 7 e 19 de maio e a aula inaugural está prevista para o dia 25 de maio.

O curso terá módulos de metodologia de pesquisa, línguas estrangeiras, e produção textual, incluindo oficinas práticas de elaboração de um projeto de pesquisa, para auxiliar candidatos à pós-graduação a prepararem os projetos. O curso também incluirá o acompanhamento de estudantes por tutores vinculados à pós-graduação, além da realização de eventos de discussão sobre pesquisa no campo da diversidade e desigualdade.

Poderão concorrer a vagas estudantes de graduação e graduados em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, pertencentes a um ou mais dos grupos que, historicamente, tem baixa representação no ensino superior, como por exemplo pessoas negras, indígenas e LGBTI’s. São ofertadas 40 vagas.

As inscrições são realizadas pelo site da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade a partir do preenchimento do formulário de inscrição online.

O curso recebe o apoio do Setor de Educação; Programa de Pós-graduação em Educação; Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; Grupo Dignidade e Projeto Conviver.

Para mais informações, acesse o edital na íntegra.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...