Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Simulação da ONU reúne cerca de 130 estudantes

A Universidade Federal do Paraná sediou, neste final de semana, a segunda edição Model United Nations – uma simulação do trabalho realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de abertura aconteceu na sexta-feira (24), com palestras da assessora de Relações Internacionais do Governo do Estado, Camila Gonçalves de Almeida, e da professora Karla Pinhel Ribeiro, que abordou questões institucionais da ONU.

Cerca de 130 estudantes de diversos cursos participaram das sessões, que começaram no sábado (25) pela manhã. Os debates entre os países foram divididos em seis comitês: Conselho de Direitos Humanos (CDH); United Nations Security Council (UNSC); Corte Internacional de Justiça (CIJ); Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU); Agência de Comunicação (AC) e Gabinete Histórico de Guerra (GH). O Bar das Nações também abriu espaço para integração dos delegados e negociações.

Liderada pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) da UFPR, a Agência de Comunicação simulou pela primeira vez a cobertura de mídia e realizou uma coletiva de imprensa.

A palestra da docente Priscila Caneparo sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos marcou a cerimônia de encerramento no domingo (26). Professores da UFPR, PUC E Unicuritiba participaram da programação, auxiliando na montagem e execução dos comitês.

Ao final do evento, houve a entrega das premiações honrosas para os estudantes que mais se destacaram como delegados e jornalistas da simulação.

De acordo com a secretária-geral da UFPRMun, Nahomi Helena, os acadêmicos se dedicaram para a realização do evento. “É incrível ver o projeto crescendo e as pessoas estudando para a simulação. Essa cultura está se expandindo e eu fico contente com a seriedade das discussões, principalmente sobre direitos humanos”, afirma.

Sessões de Simulação

A simulação no Gabinete de Guerra, foi pautada pela execução do líder do grupo terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden.

O debate sobre o as armas de destruição em massa ainda presentes no mundo, conduzido pelo Conselho de Segurança, terminou com a confecção de medidas para reduzir a presença dos armamentos nos próximos anos.

A questão da escravidão moderna foi debatida no Conselho de Direitos Humanos e o comitê conseguiu chegar em uma proposta de resolução para conter e prevenir, de forma eficiente, o tráfico humano.

A Assembleia Geral da simulação discutiu a questão dos refugiados e imigrantes.

Confira aqui as matérias produzidas pela Agência de Comunicação do evento.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Agência de Comunicação UFPRMun

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...