Ciência e Tecnologia

SIEPE 2018: maior evento acadêmico da UFPR começa nesta terça-feira (2/10) em Curitiba e nos Campi Avançados

Superintendência de Comunicação Social     26 de setembro de 2018 - 9h56

Na próxima terça-feira (2) começa a 10ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), maior evento acadêmico da UFPR. O encontro, que é anual, é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica apresente resultados de uma diversidade de projetos, com a marca da sinergia entre pesquisa, ensino e extensão.

Durante o evento, que se entende até dia 4 de outubro, estudantes apresentam para bancas especiais os resultados de seus projetos. A experiência é também compartilhada com a comunidade em geral, que pode assistir e participar de toda a programação.

No três dias de SIEPE ocorrem outros quatros eventos: o 17º Encontro das Atividades Formativas (ENAF), o 26º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 11º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI) e o 17º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC).

Siepe acontece simultaneamente em Campi Avançados

A atividade irá ocorrer simultaneamente nos campi de Curitiba, Jandaia e Palotina. A abertura oficial será às 19 horas do dia 2 no Teatro da Reitoria, em Curitiba, e terá transmissão ao vivo pela TV UFPR. Em seguida, haverá conferência de abertura, sobre o legado das reformas universitárias. Os participantes serão os professores Carlos Benedito Martins (UnB) e Deise Mancebo (Uerj), com mediação do pró-reitor de Graduação Eduardo Barra.

No dia 3 (quarta-feira), às 18h30, a mesa tratará de desafios e estratégias para a internacionalização das universidades. Os participantes serão os professores André Duarte, da Agência UFPR Internacional (AUI), e Francisco de Assis Mendonça, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR. A mesa será realizada no Anfiteatro 100, na Reitoria.

Na mesa de encerramento, no dia 4, serão abordados os projetos possíveis para as universidades. O professor Naomar de Almeida, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falará sobre multiculturalismo e interdisciplinaridade no ensino superior. Já a jornalista Marta Avancini, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), deve abordar tendências e desafios para a educação superior e a expectativa de estudantes de ensino médio sobre a continuação de sua formação. A mesa começará às 9 horas, no Teatro da Reitoria.

A temática da universidade pública como legado também será abordada em Palotina, a partir das 19h40 do dia 2, com palestra do professor Silon Junior Procath da Silva, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Auditório WM (R. 5 de Julho, 1.199, Centro).

Em Jandaia do Sul, haverá mesa redonda no dia 3, às 19h30, com professores do campus. O assunto será retomado no dia 4, a partir das 18h30, em palestra do professor José Eduardo Padilha de Sousa, da UFPR. As palestras ocorrerão no anfiteatro do campus (R. Dr. João Maxímiano, 426).

A programação completa, horários e locais estão disponíveis no site do evento.