Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SIEPE 2018: maior evento acadêmico da UFPR começa nesta terça-feira (2/10) em Curitiba e nos Campi Avançados

Na próxima terça-feira (2) começa a 10ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), maior evento acadêmico da UFPR. O encontro, que é anual, é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica apresente resultados de uma diversidade de projetos, com a marca da sinergia entre pesquisa, ensino e extensão.

Durante o evento, que se entende até dia 4 de outubro, estudantes apresentam para bancas especiais os resultados de seus projetos. A experiência é também compartilhada com a comunidade em geral, que pode assistir e participar de toda a programação.

No três dias de SIEPE ocorrem outros quatros eventos: o 17º Encontro das Atividades Formativas (ENAF), o 26º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 11º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI) e o 17º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC).

Siepe acontece simultaneamente em Campi Avançados

A atividade irá ocorrer simultaneamente nos campi de Curitiba, Jandaia e Palotina. A abertura oficial será às 19 horas do dia 2 no Teatro da Reitoria, em Curitiba, e terá transmissão ao vivo pela TV UFPR. Em seguida, haverá conferência de abertura, sobre o legado das reformas universitárias. Os participantes serão os professores Carlos Benedito Martins (UnB) e Deise Mancebo (Uerj), com mediação do pró-reitor de Graduação Eduardo Barra.

No dia 3 (quarta-feira), às 18h30, a mesa tratará de desafios e estratégias para a internacionalização das universidades. Os participantes serão os professores André Duarte, da Agência UFPR Internacional (AUI), e Francisco de Assis Mendonça, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR. A mesa será realizada no Anfiteatro 100, na Reitoria.

Na mesa de encerramento, no dia 4, serão abordados os projetos possíveis para as universidades. O professor Naomar de Almeida, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falará sobre multiculturalismo e interdisciplinaridade no ensino superior. Já a jornalista Marta Avancini, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), deve abordar tendências e desafios para a educação superior e a expectativa de estudantes de ensino médio sobre a continuação de sua formação. A mesa começará às 9 horas, no Teatro da Reitoria.

A temática da universidade pública como legado também será abordada em Palotina, a partir das 19h40 do dia 2, com palestra do professor Silon Junior Procath da Silva, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Auditório WM (R. 5 de Julho, 1.199, Centro).

Em Jandaia do Sul, haverá mesa redonda no dia 3, às 19h30, com professores do campus. O assunto será retomado no dia 4, a partir das 18h30, em palestra do professor José Eduardo Padilha de Sousa, da UFPR. As palestras ocorrerão no anfiteatro do campus (R. Dr. João Maxímiano, 426).

A programação completa, horários e locais estão disponíveis no site do evento.

Mais notícias sobre a Siepe 2018:

Abertura traz debate sobre reformas universitárias, das propostas recentes aos 50 anos da modificação do ensino superior na ditadura

Futuro da universidade pública, sob perspectiva da gestão e da mídia educacional, é o tema da conferência de encerramento

Desafios e estratégias para internacionalização das universidades são tema de mesa redonda no dia 3/10

Consulte o ensalamento das apresentações dos trabalhos e saiba como pedir atendimento especial

Aberto o período de inscrições para as 20 oficinas do 17º ENEC; veja a programação completa

Veja os horários das linhas de Intercampi que circularão entre Agrárias, Botânico e Reitoria

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...