Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Siepe 2019: quase 2,8 mil trabalhos serão apresentados em Curitiba, Jandaia do Sul e Palotina; confira ensalamento

Superintendência de Comunicação Social     19 de setembro de 2019 - 13h46

Maior evento de integração acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a 11ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) contará com 2.793 trabalhos de alunos de graduação, que serão apresentados a partir da semana que vem em campi de Curitiba, Jandaia do Sul e Palotina. O número supera o de trabalhos apresentados na Siepe anterior, quando 2.518 foram aprovados. Em 2019, a Siepe fará parte da programação do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação (veja a programação completa neste link).

O ensalamento já pode ser consultado pelos alunos na ferramenta on-line disponibilizada pela organização do evento (acesse aqui). A ferramenta também permite que o público em geral consulte dia, hora e local das bancas e demais eventos da programação da Siepe pelos quais se interessarem.

Em Curitiba, a Siepe será realizada de 24 a 26 de setembro em dois campi (Reitoria e Santos Andrade), que serão também os locais das bancas de trabalhos desenvolvidos em Pontal do Paraná e Matinhos. Em Jandaia, a Siepe está marcada para 24 a 26 de setembro. Em Palotina, será de 1º a 3 de outubro.

Cenas da Siepe 2018: no alto, banca do Enaf; abaixo, tenda da feira do Enec; e apresentação no Evinci. Fotos: Leonardo Bettinelli, Marcos Solivan e Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR, 2 e 3/10/2018

Formato

Criada em 2008, a Siepe é uma de garantir que trabalhos de estudantes de graduação da UFPR sejam apresentados a uma banca, que pode ser acompanhada por quaisquer interessados. Com isso, possibilita-se a interação entre estudantes de diversas áreas de conhecimento, além da conscientização sobre a importância da produção acadêmica e de sua divulgação.

A Siepe é organizada no formato de encontros, cada um reunindo trabalhos de uma mesma natureza: iniciação científica, iniciação tecnológica e inovação, extensão e cultura, e atividades formativas. Neste ano, haverá a estreia de um encontro específico para trabalhos com temática de inclusão e diversidade, o 1º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe).

Perfis

A maior parcela (1.727) de trabalhos que será apresentada neste ano é de iniciação científica (IC), o patamar básico da pesquisa. As bancas ocorrerão no âmbito do 27º Evento de Iniciação Científica (Evinci).

Em seguida, vem o 18º Encontro das Atividades Formativas (Enaf), com 441 trabalhos. Em geral, os temas dos trabalhos do Enaf são ligados à atuação de licenciaturas e formação de professores.

O terceiro evento com mais trabalhos será o 18º Encontro de Extensão e Cultura (Enec) — 379. Durante o Enec também serão oferecidas oficinas sobre diversos temas, com inscrições já abertas (veja a lista e faça as inscrições neste link).

O quarto evento com mais trabalhos será o 12º Evento de Iniciação Tecnológica e Inovação (Einti), com 169. Estreante na Siepe, o Edispe terá 77 trabalhos que serão apresentados no Rebouças.

Programação

A abertura da 11ª Siepe  e do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação está marcada para as 20 horas da próxima segunda-feira (23), no Teatro da Reitoria, em Curitiba. Haverá conferência com a professora Ivana Bentes de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tratará da comunicação institucional voltada às universidades.

O encerramento será no dia 25, às 19h30, também no teatro. A conferencista será a professora Lilia Schwarcz, historiadora e antropóloga da Universidade de São Paulo (USP).

Confira a programação completa do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação, que inclui a 11ª Siepe, aqui

Veja a programação da Siepe 2019 aqui

Leia mais notícias sobre o Festival UFPR neste link


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR