Ensino e Educação

Siepe 2019: edital com regras para submissão de trabalhos já pode ser consultado; evento ocorrerá de 24 a 26/9

Camille Bropp     23 de abril de 2019 - 10h00

Aviso: o texto foi alterado em 17/5/19 para atualização das datas para submissão de trabalhos aos encontros Evinci, Einti e Edispe.

Marcada para 24 a 26 de setembro, a 11ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPR já tem disponível o edital para submissão de trabalhos, que deverá ser feita em períodos diferentes de acordo com o evento pretendido — dentro da semana, ocorrerão cinco eventos, que correspondem à natureza dos projetos.

Assim, os interessados em apresentar projetos nas áreas de iniciação científica, inovação tecnológica e inclusão e diversidade devem encaminhar os resumos de 29 de abril a 21 de maio. Já os trabalhos nas áreas de atividades formativas e de extensão e cultura devem ser submetidos de 4 de maio a 3 de junho.

O espaço específico para trabalhos sobre diversidade e inclusão social é uma novidade da 11ª Siepe. Os projetos e programas com essa temática serão apresentados durante o 1º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe).

Cenas da Siepe 2018 (do alto, em sentido horário): abertura no Teatro da Reitoria; apresentação no Evinci; feira do Enec; apresentação do Enaf; Campus Botânico, onde ocorreram o Evinci e o Einti; e apresentação do Enec. Fotos: Marcos Solivan e Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

Dentro da programação da semana, serão realizados ainda o 18º Encontro de Atividades Formativas (Enaf), o 18º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 27º Evento de Iniciação Científica (Evinci) e o 12º Evento de Inovação Tecnológica (Einti).

Os encontros ocorrerão em campi de Curitiba, Palotina e Jandaia do Sul. No caso da capital, os locais ainda serão definidos.

A Siepe é o principal evento acadêmico da UFPR e é realizado anualmente, como oportunidade para que a comunidade acadêmica apresente resultados de programas e projetos em pesquisa, ensino e extensão. Em 2018, foram apresentados 2.643 trabalhos.

Normas

O edital de submissão de trabalhos traz uma lista de projetos e programas que podem ser inseridos na Siepe 2019.

Em alguns casos, a participação é obrigatória: no Enaf, os programas Licenciar, PET, PET-Saúde e Pibid (com ingresso até 18 de maio); no Evinci e no Einti, trabalhos que receberam apoio do CNPq, Tesouro Nacional e programas (Pibiti e Pibic); no Enec, os interessados em participar do edital de bolsas para 2020 e os já contemplados pelo edital 23/18 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec); e, no Edispe, trabalhos com suporte do Pibis 2018 e projetos de pesquisa apresentados à Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad).

Inscrições

As orientações específicas para a formatação do resumo para cada encontro estarão no formulário de inscrição on-line, que será publicado no site da Siepe 2019.

Quatro modalidades de apresentação são possíveis: palestra, roda de conversa, oficinas e feira de extensão.

Os estudantes precisam ficar atentos às especificidades das inscrições em cada encontro, descritas no edital. No caso do Evinci, Einti e Edispe, por exemplo, depois da inscrição, os docentes responsáveis precisam validar os resumos submetidos — o prazo para isso é de 29 de abril a 24 de maio.

De acordo com o cronograma, a comissão avaliadora divulgará data e horário das apresentações dos trabalhos em 16 de setembro.

Edição anterior

A 10ª Siepe foi realizada em três campi de Curitiba e nos campi avançados e teve o tema “A Universidade Pública como Legado e Projeto”.

Os anais da 10ª Siepe, com os resumos dos trabalhos apresentados, podem ser consultados neste link.

Acesse o edital de submissão de trabalhos aqui

Contatos para tirar dúvidas podem ser consultados no site da Siepe 2019