Ensino e Educação

SIEPE 2018: Desafios e estratégias para internacionalização das universidades são tema de mesa redonda no dia 3/10

Camille Bropp     27 de setembro de 2018 - 12h34

Tema em alta na UFPR, após a aprovação de R$ 48,6 milhões para a universidade no edital do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da Capes, as possibilidades de internacionalização das universidades serão debatidas pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, e pelo diretor da Agência UFPR Internacional (AUI), André Duarte. A mesa redonda será no dia 3/10, no Edifício Dom Pedro I, às 18h30, e tem entrada livre.

No Capes PrInt, a UFPR teve contemplados 16 projetos, distribuídos em cinco áreas — Biodiversidade e Meio Ambiente; Materiais Avançados; Energias Renováveis e Novas Fontes de Energia; Biociências e Saúde; e Democracia, Cultura e Desenvolvimento (5 projetos). O plano abrange 40 programas de pós-graduação que têm notas a partir de 5 na avaliação quadrienal da Capes — a última foi divulgada em 2017.

Além da oportunidade representada pelo Capes PrInt, os palestrantes abordarão as diversas estratégias de internacionalização, como os acordos internacionais (entre eles, os de cotutela, que garante diploma por universidade estrangeira). Uma das principais questões sobre o tema é a necessidade de garantir planos institucionais de internacionalização.

Mesa AUI – Desafios e Estratégias para a Internacionalização
Horário: a partir das 18h30
Local: Anfiteatro 100, no Campus Reitoria (1.º andar do Ed. D. Pedro I, R. General Carneiro, 460, Centro, Curitiba)
Entrada livre (inscrições na hora), com certificado de participação
Mais informações no site www.siepe.ufpr.br/2018.