Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Siepe 2018: abertura e apresentação de trabalhos nos Campi Avançados

A abertura da 10ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPR no Setor Palotina e no Campus Toledo foi realizada na noite da última terça-feira (2) no Auditório da WM Medicamentos, no Centro de Palotina, com palestra do professor e coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Silon Junior Procath da Silva. O tema da décima edição da Siepe, “a universidade pública como legado e projeto”, esteve em pauta, simultaneamente, no Anfiteatro da FAFIJAN no Campus Avançado de Jandaia do Sul, em uma mesa redonda com seis professores.

Diretor do Setor Palotina da UFPR, Elisandro Pires Frigo, participou da cerimônia de abertura da Siepe no auditório da WN Medicamentos no dia 2 de outubro. Foto: Celso Becker / Folha da Terra

Em Curitiba, a abertura da 10ª Siepe foi realizada no Teatro da Reitoria, também na noite do dia 2 de outubro, com a mesa “Universidade Pública como Legado”. Os professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Deise Mancebo, e da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Benedito Martins, participaram da discussão, que foi mediada pelo pró-reitor de Graduação da UFPR, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra.

A Siepe, maior encontro acadêmico daUFPR, segue até a próxima quinta-feira (4), com atividades na capital do Paraná, em Palotina e em Jandaia do Sul. O evento anual é promovido para divulgar atividades e programas acadêmicos coordenados pelas Pró-Reitorias da Universidade. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) selecionou, por meio de edital, 100 alunos para auxiliarem na organização da Siepe.

Cerimônia de abertura em Palotina

A mesa de abertura da Siepe em Palotina e Toledo foi composta pelo diretor da UFPR Setor Palotina, professor Elisandro Pires Frigo, pelo membro da comissão Organizadora da 10ª Siepe, professor Jonathan Dieter, pelo prefeito de Palotina, Jucenir Stenzler, pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores da cidade, Elias Naor Schlosser, pela representante da Secretaria Municipal de Educação de Palotina, Carla Pumeranke, pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palotina, Laudio Luiz Soder, e pelo presidente da Associação dos Amigos do Campus Palotina, Selmar Basso. Cerca de 200 pessoas, entre alunos, coordenadores, orientadores e comunidade local, participaram da cerimônia.

Na sequência, o público assistiu a apresentações da Escola de Dança Arte Terapia Emanuel. “Procuramos valorizar as atividades culturais locais e, todos os anos, convidamos grupos diferentes para a apresentação. Por isso, neste ano, contamos com a apresentação de senhoras da terceira idade”, afirma a professora do Setor Palotina da UFPR e membro da comissão organizadora da Siepe, Danilene Gullich Donin Berticelli.

Apresentação da Escola de Dança Arte Terapia Emanuel. Foto: Danilene Berticelli / Setor Palotina – UFPR

O professor da UFSM ministrou a palestra “Startups que mudam o mundo”. Silon soma experiências nas áreas de empreendedorismo, incubadora tecnológica, startups, elaboração de projetos, captação de recursos e desenvolvimento regional. “Foi um sucesso, a participação dos alunos e a comunidade convidada. A apresentação cultural foi muito bonita e a palestra foi bem provocativa”, afirmou Danilene.

O Setor Palotina da UFPR, fruto da transformação do Campus Avançado de Palotina, criado em 1993, oferta os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Computação, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Energias Renováveis e Medicina Veterinária. O Campus Toledo foi criado em 2016 e oferece o curso de Medicina. O Campus Toledo tem se destacado por uma marcada interação com a comunidade da cidade, com o desenvolvimento de inúmeros projetos de extensão voltados para educação em saúde para a população e capacitações para profissionais das áreas da saúde e da educação. Eventos como esse valorizam essas atividades e incentivam nossos alunos a persistir nesse caminho”, destacou a diretora do campus, professora Cristina de Oliveira Rodrigues.

Mesa redonda em Jandaia do Sul

Jandaia contabiliza, em 2018, sua terceira edição da Siepe. Professores do campus Avançado de Jandaia do Sul participaram de uma mesa redonda no Anfiteatro da FAFIJAN na noite da última terça-feira (2). “ A abertura foi algo diferente. Normalmente, convidamos um palestrante. Ontem nós, professores do campus, fizemos palestras de quinze minutos. Três professores e três professoras, que contemplaram todas as áreas do campus. Eles contaram a história de suas carreiras e o que os levou a seguir a área de ensino e pesquisa. Isso leva a um contato mais humanizado dos professores com os alunos”, avaliou o vice-diretor do campus, José Eduardo Padilha. O tema da décima edição da Siepe: “a universidade pública como legado e projeto” será retomado na quinta-feira (4) na palestra de encerramento do professor José Eduardo, às 18h30, no anfiteatro da Universidade, localizado à Rua Dr. João Maxímiano, 426.

Abertura da Siepe em Jandaia do Sul, no Anfiteatro da FAFIJAN. Foto: Divulgação

O vice-diretor do campus destaca a importância da Siepe – momento em que a comunidade está reunida em torna da pesquisa e da extensão. “É uma oportunidade que temos de conhecer o que os outros professores fazem. Não temos outra, a não ser as semanas acadêmicas”.  Ele visitou algumas salas e acompanhou a apresentação de trabalhos. “A qualidade dos trabalhos que são feitos é impressionante – por ser um campus novo, por terem muitas disciplinas e por outros fatores, mesmo assim, os alunos conseguem desenvolver trabalhos em nível de excelência”, complementou.

No Campus Avançado de Jandaia do Sul, implementado em 2014, são oferecidos os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação.

Eventos paralelos à Siepe

A Siepe reúne quatro eventos tradicionais da Universidade. A programação em Palotina segue até quinta-feira (4) com apresentações de trabalhos científicos e conferências às bancas do 17º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), do 11º Evento de Inovação Tecnológica (EINTI), do 17º Encontro de Atividades Formativas (ENAF) e do 17º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC), realizados simultaneamente à Siepe. Os eventos abrem espaço para que os projetos e resultados de pesquisas da Universidade sejam compartilhados, além de ser uma oportunidade de experienciar a Iniciação Científica e de praticar a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Segundo Danilene, estão previstas 90 apresentações de trabalhos de alunos de Palotina e Toledo no ENAF e no ENEC. O EVINCI e o EINTI somam 194 trabalhos. Jonathan, professor que integra a comissão organizadora do evento, estima que mais de 300 alunos dos dois campi apresentarão trabalhos na Siepe.

De acordo com informações obtidas junto à coordenação do curso de Engenharia de Produção, cerca de 90 alunos vão apresentar 76 trabalhos durante a Siepe no Campus Avançado de Jandaia do Sul: 5 no EINTI; 21 no ENAF; 8 no ENEC e 42 no EVINCI.

Práticas discursivas de leitura e escrita em ciências, mediação de conflitos entre pares como forma de prevenção ao bullying, modelos de significação no ensino de Astronomia no Ensino Fundamental, insetos de interesse agrícola na região oeste do Paraná, aspectos de saúde de gambás e potencial de energia solar do município de Palotina são temas de trabalhos apresentados por estudantes Setor Palotina da UFPR.

No campus do Norte, alunos apresentarão estudo de caso sobre a coleta de resíduos sólidos na cidade de Jandaia do Sul e resultados de pesquisas sobre abordagens didático-pedagógicas no ensino de Arquitetura de Computadores,;otimização de rotas e alocação de ônibus da rede municipal de ensino do município de Mandaguari; aspectos computacionais em problemas de otimização; problemas de corte e empacotamento nas empresas; entre outros assuntos. Os acadêmicos podem consultar o local da apresentação de seus trabalhos neste link.

Durante os três dias de evento, serão realizadas Rodas de Conversa por área temática no Edifício Dom Pedro I, no Centro de Curitiba. 

Confira os trabalhos apresentados durante a Siepe e seus respectivos horários e locais:

Jandaia do Sul

Palotina

EVINCI / EINTI Curitiba

ENEC Curitiba

ENAF Curitiba

A cobertura da Siepe pode ser conferida aqui. As fotos estão disponíveis no Flickr da UFPR. Mais informações site da Siepe 2018.

Por Bruna Bertoldi Gonçalves