+ UFPR

SiBi realiza evento de integração entre servidores das bibliotecas da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     13 de novembro de 2018 - 12h26

O Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou, nesta terça-feira (13), o evento “SiBi: Informação e Comunicação” na Biblioteca do Setor de Humanas, com o objetivo de fortalecer o trabalho colaborativo e a integração entre os servidores das bibliotecas. Além da valorização dos profissionais, a ocasião foi uma oportunidade de diálogo entre a unidade e a reitoria da instituição.

A diretora do SiBi, Josefina Aparecida Soares Guedes, lembrou que o papel exercido pelos integrantes da unidade é de extrema importância, pois trata-se de favorecer o conhecimento para todas as pessoas que passam pela comunidade universitária. “Este é um momento para repensar o nosso papel na informação e na comunicação. Cada um de nós que faz parte dessa equipe é responsável por isso e tem essa missão de ampliar o acesso à informação. Todos nós temos um trabalho brilhante, pois participamos dessa espiral do conhecimento que é a pedra angular da nossa instituição”.

O evento teve apresentação de professores e estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Luteria da UFPR. Foto: Marcos Solivan

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que a ocasião também foi destinada a ouvir e conversar diretamente com os servidores do SiBi. “Consideramos que essa unidade tem um papel estratégico dentro da construção da ideia de universidade que buscamos. Com as transformações visíveis que estão acontecendo na sociedade do conhecimento e nas formas de circulação do conhecimento, não podemos pensar um espaço como a universidade – que é por excelência da ciência, do saber e do conhecimento – sem um diálogo que seja permanente com nossos profissionais da informação”.

Fonseca salientou, ainda, o esforço que está sendo feito para aproximar as competências dos profissionais do setor com a necessidade universitária de acompanhar o seu tempo, sendo contemporânea da história e, como consequência, incrementando a atuação dos estudantes, pesquisadores e professores.