Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Palotina lança livro que contempla experiências da Feira de Ciência e Tecnologia

As experiências acumuladas ao longo de nove anos do projeto de extensão Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec), realizada pelo Setor Palotina da UFPR, estão agora registradas em um livro repleto de histórias. O “Almanaque das Curiosidades” pretende transformar a leitura em momentos de aprendizado sobre disciplinas como química, física, matemática e biologia.

A obra foi organizada pelas docentes Camila Tonezer e Roberta Paulert, coordenadoras da Fecitec. As professoras explicam que, para incentivar a leitura e proporcionar o acesso gratuito ao livro, cada detalhe foi pensado com pequenos textos do mundo da ciência por uma equipe de 20 professores, de três departamentos do Setor, que atuam como colaboradores da Feira.

Capa da publicação.

O material foi lançado durante a cerimônia de abertura da 9ª Fecitec. Realizado com a participação da comunidade da região oeste do Paraná, o projeto tem como objetivo despertar o interesse pela pesquisa científica e proporcionar aos vencedores a participação em outras feiras nacionais ou internacionais.

“A edição da publicação foi entregue para os 335 alunos expositores da Fecitec e será distribuída em todas as bibliotecas de escolas e colégios que apresentaram projetos”, comenta a professora Roberta Paulert.

Todos os desenhos foram produzidos por discentes da UFPR e da UESPAR. Em breve, o livro será disponibilizado também em formato e-book.

Almanaque das Curiosidades

O livro contempla 36 curiosidades introduzindo conceitos científicos de forma simples que nos fazem pensar em assuntos do dia a dia. A observação das pequenas coisas permite perceber que a ciência não é tão distante quanto as estrelas, podendo ser entendida com explicações simples.

Como uma alternativa metodológica que valoriza o aprendizado, foi produzido com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) através do edital 02/2019 de articulação de ações estratégicas de extensão sob o título: Incentivando ciência e tecnologia em crianças e jovens para transformação social no interior do Estado do Paraná.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...