Extensão e Cultura

Setor Palotina incentiva a ciência entre crianças e adolescentes da região

Jaqueline Carrara     1 de outubro de 2015 - 20h32

Alunos desenvolvem projetos durante o ano e apresentam para outros estudantes durante a Fecitec. FOTOS:  www.fecitec.ufpr.br

Alunos desenvolvem projetos durante o ano e apresentam para outros estudantes durante a Fecitec. FOTOS: www.fecitec.ufpr.br

Ciência, tecnologia e inovação são assuntos que andam fervilhando na cabeça de crianças e adolescentes do município de Palotina. Desde o início do ano, estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio estão se dedicando a projetos e experimentos para serem apresentados na quinta edição da Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec). Proposto pela UFPR/Setor Palotina, o evento tem patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com diversos parceiros locais e será realizado dia 08 de outubro.

Ciência e tecnologia vira assunto frequente entre próprios estudantes

Para ter o trabalho avaliado na Feira, os alunos se organizaram em equipes e propuseram projetos a partir de um tema relacionado com Ciências, Tecnologia ou Inovação. O desenvolvimento das ideias teve monitoria dos estudantes de graduação da UFPR, que desde maio estão indo às escolas, pelo menos um dia da semana, para acompanhamento dos trabalhos. Os monitores são responsáveis por auxiliar na elaboração de banner, diário de bordo e resumo que será publicado nos anais. Na parte final do cronograma de atividades, os monitores ainda fazem a integração de professores e alunos das escolas com os docentes da UFPR.

“As ações da Fecitec contribuem para um profundo viés educacional, tornando possível a visualização de algumas soluções para o problema da carência de inovação e desenvolvimento tecnológico, ao estimular crianças e jovens na missão de criar e executar um projeto científico/tecnológico”, afirma a professora da UFPR, Roberta Paulert, coordenadora do evento há três anos.

Melhores equipes são premiadas com bolsas de iniciação científica e possibilidade de participar de outras feiras pelo Brasil

Os alunos de destaque da Feira são contemplados com bolsas do CNPq na modalidade Iniciação Científica Júnior e ainda têm oportunidade para participar de outros eventos, como Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Feira Eureka (Peru) ou London International Youth Science Forum (Inglaterra).

Além de apresentação e avaliação dos trabalhos, a programação da Fecitec inclui palestras para professores e oficinas didáticas, como a de Fotografia e a de Introdução à Programação de Jogos e Animações.