Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Litoral promove o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Revista
Primeira edição da publicação produzida pelo PPGDTS será lançada durante o evento. IMAGEM: Reprodução

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) da UFPR realizará o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, nos dias 29 e 30 de outubro, no Setor Litoral, localizado no município de Matinhos (PR). O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisas e experiências interdisciplinares sobre temáticas ligadas ao Desenvolvimento Territorial Sustentável entre docentes, profissionais/pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação.

O I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável será composto por conferência, mesa-redonda, apresentação de projetos de pesquisa (consórcio de projetos), apresentação de trabalhos completos em Grupos de Trabalho (GT) e de resumos por meio de exposição de pôsteres. A organização do evento convida a comunidade acadêmica para apresentar trabalhos que tenham interface com as temáticas fundantes do PPGDTS: a) Socioeconomia e Saberes Locais; b) Redes Sociais e Políticas Públicas; c) Ecologia e Biodiversidade.

Entre os destaques na programação está a participação do professor Carlos Alberto Cioce Sampaio, do Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana (PUC-PR) e membro da Coordenação da Área de Ciências Ambientais da CAPES; do professor Fernando Ferreira Carneiro (UnB), que falará sobre “Os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde e no Ambiente”; e dos professores Antonio Carlos Diegues (USP), Sérgio Azevedo Fonseca (UNESP) e Eric Pierre Sabourin (UNB), que debaterão o tema “Desenvolvimento territorial sustentável: um diálogo interdisciplinar”.

Ainda no mesmo evento serão lançados os livros: Violência, gênero e diversidade: desafios para a saúde e o desenvolvimento, organizado por Clóvis Wanzinack e Marcos Signorelli; Diversidade, inclusão e saúde: perspectivas interdisciplinares de ação, organizado por Marcos Signorelli e Tainá Ribas Mélo; Educação & diversidade: a questão de gênero e suas múltiplas expressões, organizado por Nadia Covolan e Daniel Canavese; e Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil, organizado por Ana Elisa de Castro Freitas.

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) também lançará no evento a primeira edição da Revista Guajú – Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Confira aqui mais informações e programação completa.

Texto por Aline Gonçalves/Setor Litoral

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...