Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Setor Litoral da UFPR e Campus Pontal do Paraná promovem atividades de recepção aos calouros e trotes solidários

Bruna Bertoldi Gonçalves     15 de março de 2019 - 16h06

A semana de recepção aos calouros do Setor Litoral da UFPR e do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM) foi realizada de 11 a 15 de março. Na programação, palestras, rodas de conversa, orientações sobre temas relacionados ao dia a dia dos estudantes, apresentações culturais, discussões com representantes do movimento estudantil, trotes solidários e outras atividades de integração com a comunidade acadêmica. Os veteranos e os novos alunos iniciarem o ano letivo de 2019 na última segunda-feira, 11.

No Setor Litoral – localizado em Caiobá, no município de Matinhos – os estudantes dos cursos de graduação receberam as boas-vindas da direção e de representantes discentes. Os alunos visitaram espaços da Universidade e participaram de uma roda de conversa sobre ensino, pesquisa e extensão – com instruções sobre Iniciação Científica (IC), sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e sobre o Programa de Educação Tutorial (PET).

Roda de Conversa sobre ensino, pesquisa e extensão foi realizada durante a semana de recepção aos calouros no auditório do Setor Litoral da UFPR.

Os calouros receberam informações sobre políticas afirmativas, assuntos estudantis, inclusão e diversidade na Universidade por meio de explanações feitas pelas equipes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPR Setor Litoral (Sepol) e da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad). Um ato em memória da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro, foi realizado na última quinta-feira, 14, dia em que o crime completou um ano.

“A semana de recepção dos calouros da UFPR Litoral configura um momento fundamental de inserção do estudante na vida universitária, tanto pela perspectiva de oportunidades acadêmicas que a Universidade oferece, mas, sobretudo, pela necessidade de compreensão gradual do Projeto Político-Pedagógico da UFPR Litoral, que prioriza, entre seus princípios, o desenvolvimento de espírito coletivo e de formação para a cidadania. Como processo educacional contínuo baseado em princípios e valores, o trote de violência no período de ingresso de novos estudantes nunca fez parte da cultura de nossa comunidade acadêmica”, afirmou o diretor do Setor Litoral, professor Renato Bochicchio.

Calouros do Setor Litoral da UFPR receberam informações e orientações sobre a vida acadêmica.

Durante a semana, os novos alunos também puderam conversar com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos dos cursos (CAs). As atividades no Setor Litoral encerram nesta sexta-feira, com o espetáculo teatral Cabaré, às 21h, no Auditório Juliano Fumaneri Weiss. Confira a programação completa aqui.

Os cinco cursos ofertados no Campus Pontal do Paraná – CEM – Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e a Licenciatura em Ciências Exatas – organizaram atividades de integração para os novos alunos. A direção do campus recepcionou o grupo, que participou de confraternização com os cursos e com o DCE, no Centro de Convivência. A Prae, o Núcleo de Apoio Psicológico e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) repassaram aos calouros informações sobre ações e serviços oferecidos pela Universidade.

“Atividades ligadas à recepção de nossos calouros de integração à comunidade acadêmica; de aproximação dessa nova fase de vida dos ingressantes; de socialização com o grupo; para aprender como é o funcionamento da Universidade; atividades solidárias fora da instituição; para conhecerem e já se adaptarem à nova realidade da comunidade em que estão se inserindo. Foi com orgulho que vimos tudo isso transcorrer com a maior alegria e serenidade em todas as atividades propostas pelos CAs. Agradecemos a todos calouros, veteranos e servidores, pela ótima recepção que proporcionaram, e que comecem as aulas”, destacou o diretor do Campus, professor Talal Suleiman Mahmoud. O Campus Pontal do Paraná – CEM conta com instalações em Pontal do Sul e em balneário Mirassol.

Rodas de conversa sobre Oceanografia, caça ao tesouro, apadrinhamento e juramento dos calouros, palestras sobre os procedimentos para uso da biblioteca do CEM, sobre inteligências múltiplas e sobre o aumento de lixo e de resíduos plásticos nos oceanos integraram as atividades.

Os novos alunos foram apresentados à direção do Campus Pontal do Paraná – CEM, às secretarias e às coordenações dos cursos.

Os estudantes puderam visitar a Unidade Mirassol, próximo de Praia do Leste, onde é ofertado o curso de Licenciatura em Ciências Exatas. No local estão instalados laboratórios do curso de Engenharia de Aquicultura. Exposição sobre pesca artesanal, apresentações culturais e inauguração dos laboratórios de Água e Esgoto e Microbiologia e Ecotoxicologia do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária também foram ações que ocorreram durante a semana de recepção aos calouros. As atividades realizadas podem ser acessadas aqui.

Coquetel de inauguração dos laboratórios de Água e Esgoto e Microbiologia e Ecotoxicologia do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, realizado no dia 11 de março.

Trotes solidários

No início da semana, alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Pontal do Paraná – CEM organizaram um trote solidário na Escola Especial Ilha no Saber, em Praia do Leste. “O trote solidário na Escola Especial Ilha do Saber teve a intenção de integrar alunos do curso de engenharia Civil com alunos portadores de necessidades especiais do município de Pontal do Paraná.  A escola está localizada na mesma rua do campus Mirassol, há duas quadras de distância. A diretora, professores e alunos da Escola ficaram muito satisfeitos com o trote e nossos alunos conheceram uma realidade muito especial. Um dia feliz para todos”, informou a chefe da Secretaria Administrativa do campus, Silvana de Oliveira Borges. As fotos estão disponíveis na página do Centro Acadêmico de Engenharia Civil no FacebookNa manhã da última quarta-feira, 13, calouros retornaram ao local para fazer a pintura do muro palito da escola.

Calouros de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Pontal do Paraná – CEM prestaram serviços voluntários à Escola Especial Ilha do Saber.

O trote solidário organizado pelo curso de Engenharia de Aquicultura promoveu palestras, exposição fotográfica e uma ação de revitalização do pátio da Unidade Mirassol, com plantio de árvores.

Plantio de árvores foi uma das ações do trote solidário promovido pelo curso de Engenharia de Aquicultura.

No Setor Litoral, o CA de Educação Física promove a arrecadação de alimentos e produtos de limpeza que serão doados a APAE de Matinhos. A ação segue até a próxima segunda-feira, 18. “Os demais cursos fizeram rodas de conversa e apadrinhamento dos calouros”, detalhou a secretária da direção do Setor, Vanessa Wosniak, membro da comissão organizadora da semana de recepção aos calouros.