+ UFPR

Setor de Tecnologia tem novos diretor e vice

Superintendência de Comunicação Social     17 de dezembro de 2014 - 16h06

(da esq. para dir.) Vice-reitor Rogério Mulinari, diretor Horacio Tertuliano, reitor Zaki Akel e vice-diretor Marcos Antonio - FOTO: Ana Assunção

O Setor de Tecnologia da UFPR já possui nova diretoria. Os professores Horacio Tertuliano dos Santos Filho e Marcos Antonio Marino foram empossados, na tarde desta terça-feira (16), diretor e vice, respectivamente. Durante o quadriênio 2014-2018, os gestores estarão responsáveis por dirigir o Setor, que conta com os cursos de Arquitetura e Urbanismo e as engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Ambiental e de Bioprocessos e Biotecnologia. O corpo acadêmico soma mais de 5800 pessoas, entre alunos, professores e técnicos administrativos.

Cerimônia de posse foi realizada no Salão Nobre do Setor de Tecnologia - FOTO: Ana Assunção

O novo vice-diretor – no mandato anterior, professor Marino foi diretor – aproveitou sua fala durante a cerimônia de posse para agradecer nominalmente aos servidores que contribuíram para o desenvolvimento dos trabalhos nos últimos quatro anos. A gratidão, aliás, foi a tônica do discurso do docente de Engenharia Civil, que há quase 50 anos se dedica ao departamento da UFPR. “Agradeço a oportunidade e a confiança para que eu prolongue por mais três anos minha vivência dentro desta Universidade. Isso nada paga. Se hoje sou, fui ou serei algo nessa vida, devo unicamente à Universidade Federal do Paraná. Aqui estão meu trabalho, meus amigos e minha família”, abriu-se.

Eleita por 40% dos votos registrados no Setor, a chapa encabeçada pelo professor Horácio Tertuliano procurou enfatizar a importância dos meios eletrônicos para o diálogo. “Ao mesmo tempo em que a demanda por espaço e infraestrutura se apresenta, o próprio perfil de profissionais e alunos também vem mudando. Nosso desafio é fazer com que o diálogo eletrônico possa se juntar a um trabalho sério, com respeito, ética e imparcialidade”, explicou o novo diretor.

Novo diretor assina Termo de Posse, garantindo maior diálogo - FOTO: Ana Assunção

Não só a nova realidade das profissões envolvidas pelo Setor de Tecnologia foi lembrada durante o evento. Para o vice-reitor, Rogério Mulinari, a tradição também está presente entre os desafios, pois a área conta com um dos primeiros cursos fundadores da UFPR. “Ser antigo não é importante; ser pioneiro, sim. Estamos escrevendo as primeiras linhas deste segundo centenário da Universidade, e a participação do Setor continuará sendo decisiva nas demandas apresentadas pela sociedade, que cada vez mais conta com o trabalho da arquitetura e das engenharias”, acredita Mulinari.

O papel da tecnologia nas transformações da sociedade também foi observado pelo reitor Zaki Akel. De acordo com ele, a UFPR está sendo convocada para uma participação histórica no desenvolvimento do país e a área ganha novos desafios. “O Brasil nos chama. Precisamos de mais educação, tecnologia, desenvolvimento econômico para o consequente desenvolvimento social. Assim, o Setor de Tecnologia ganha papel estratégico. Estaremos juntos nessa caminhada, com diálogo aberto e buscando responder às necessidades que surgirem”, afirmou.

Confira álbum de fotos.

Por Jaqueline Carrara