Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Setor de Tecnologia tem novos diretor e vice

Superintendência de Comunicação Social     17 de dezembro de 2014 - 16h06

(da esq. para dir.) Vice-reitor Rogério Mulinari, diretor Horacio Tertuliano, reitor Zaki Akel e vice-diretor Marcos Antonio - FOTO: Ana Assunção

O Setor de Tecnologia da UFPR já possui nova diretoria. Os professores Horacio Tertuliano dos Santos Filho e Marcos Antonio Marino foram empossados, na tarde desta terça-feira (16), diretor e vice, respectivamente. Durante o quadriênio 2014-2018, os gestores estarão responsáveis por dirigir o Setor, que conta com os cursos de Arquitetura e Urbanismo e as engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Ambiental e de Bioprocessos e Biotecnologia. O corpo acadêmico soma mais de 5800 pessoas, entre alunos, professores e técnicos administrativos.

Cerimônia de posse foi realizada no Salão Nobre do Setor de Tecnologia - FOTO: Ana Assunção

O novo vice-diretor – no mandato anterior, professor Marino foi diretor – aproveitou sua fala durante a cerimônia de posse para agradecer nominalmente aos servidores que contribuíram para o desenvolvimento dos trabalhos nos últimos quatro anos. A gratidão, aliás, foi a tônica do discurso do docente de Engenharia Civil, que há quase 50 anos se dedica ao departamento da UFPR. “Agradeço a oportunidade e a confiança para que eu prolongue por mais três anos minha vivência dentro desta Universidade. Isso nada paga. Se hoje sou, fui ou serei algo nessa vida, devo unicamente à Universidade Federal do Paraná. Aqui estão meu trabalho, meus amigos e minha família”, abriu-se.

Eleita por 40% dos votos registrados no Setor, a chapa encabeçada pelo professor Horácio Tertuliano procurou enfatizar a importância dos meios eletrônicos para o diálogo. “Ao mesmo tempo em que a demanda por espaço e infraestrutura se apresenta, o próprio perfil de profissionais e alunos também vem mudando. Nosso desafio é fazer com que o diálogo eletrônico possa se juntar a um trabalho sério, com respeito, ética e imparcialidade”, explicou o novo diretor.

Novo diretor assina Termo de Posse, garantindo maior diálogo - FOTO: Ana Assunção

Não só a nova realidade das profissões envolvidas pelo Setor de Tecnologia foi lembrada durante o evento. Para o vice-reitor, Rogério Mulinari, a tradição também está presente entre os desafios, pois a área conta com um dos primeiros cursos fundadores da UFPR. “Ser antigo não é importante; ser pioneiro, sim. Estamos escrevendo as primeiras linhas deste segundo centenário da Universidade, e a participação do Setor continuará sendo decisiva nas demandas apresentadas pela sociedade, que cada vez mais conta com o trabalho da arquitetura e das engenharias”, acredita Mulinari.

O papel da tecnologia nas transformações da sociedade também foi observado pelo reitor Zaki Akel. De acordo com ele, a UFPR está sendo convocada para uma participação histórica no desenvolvimento do país e a área ganha novos desafios. “O Brasil nos chama. Precisamos de mais educação, tecnologia, desenvolvimento econômico para o consequente desenvolvimento social. Assim, o Setor de Tecnologia ganha papel estratégico. Estaremos juntos nessa caminhada, com diálogo aberto e buscando responder às necessidades que surgirem”, afirmou.

Confira álbum de fotos.

Por Jaqueline Carrara


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR