Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências da Saúde da UFPR recruta voluntários para pesquisa global

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) integra a rede de cooperação internacional, coordenada pela American Psychological Association (APA), que desenvolve pesquisa para estudar os impactos da pandemia. 

O objetivo da pesquisa é compreender como a crise sanitária afetou diferentes áreas da vida humana, as percepções e as experiências da Covid-19 em adultos entre 18 e 60 anos a partir de perspectiva multidimensional e transcultural considerando a diversidade cultural e social ao redor do mundo. 

Na UFPR, a pesquisa é coordenada pela professora Rubia Giordani do Departamento de Nutrição e recebeu o título de “Abordagens transculturais e multidimensionais do impacto da Covid-19”. A pesquisa tem como intuito avaliar instrumentos psicométricos voltados aos aspectos da saúde mental (como medo, ansiedade, resiliência e otimismo), características pessoais, e também a percepção de ameaça, comportamentos pró-saúde, religiosidade, relação com o meio ambiente, identidade social e confiança na sociedade e no governo.

Os instrumentos psicométricos são utilizados para a mensuração de constructos e variáveis de ordem psicossocial, que, aliados a métodos de análise estatística, permitem mensurar e analisar processos de forma objetiva. É sempre necessário avaliar a qualidade desses instrumentos quando são criados, para garantir validade e precisão. 

A participação na pesquisa é voluntária e ocorre de forma anônima. Para participar é preciso ter entre 18 e 60 anos e preencher o formulário disponível por meio deste link.

 

(Por Letícia Barbosa Ribeiro, estagiária. Com orientação de Simone Meirelles)

 

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...