Ciência e Tecnologia

Setor de Ciências Biológicas recebe Workshop em Ecotoxicologia no próximo dia 24

Superintendência de Comunicação Social     17 de agosto de 2015 - 14h23

Imagem: Divulgação

No dia 24 de agosto, o Setor de Ciências Biológicas da UFPR receberá o Workshop em Ecotoxicologia. Este ramo da ciência estuda os efeitos adversos a animais, vegetais e microrganismos causados pela presença de contaminantes de origem natural ou sintética liberados pelo ambiente. As inscrições são gratuitas e vão até esta quarta-feira, dia 19, pelo e-mail wecotox@gmail.com. O evento será realizado na sala 338 do Departamento de Zoologia, das 9h às 12h, e os participantes previamente inscritos receberão certificado.

No workshop os alunos, professores e demais interessados no assunto poderão assistir a palestras de pesquisadores Centro de Ecologia e Hidrologia de Wallingford, na Inglaterra. “Estes pesquisadores vêm para o Brasil por meio de um projeto de cooperação binacional financiado conjuntamente pelo Fundo Newton e Fundação Araucária, no qual estão envolvidos grupos de pesquisa da UFPR, como o Laboratório de Entomologia Medica e Ecotoxicologia, o Grupo de Química Ambiental e o Centro de Ecologia e Hidrologia de Wallingford, na Inglaterra”, explica a responsável pelo evento Angela Palacio, doutora em Entomologia e pós-doutoranda da UFPR sob a supervisão do professor Mario Antonio Navarro, do Departamento de Zoologia da Universidade.

Na ocasião, serão abordados temas como disponibilidade biológica e a toxicidade nas nanopartículas para organismos terrestres, a origem e efeitos de microplásticos em ambientes aquáticos, mecanismos epigenéticos em organismos invertebrados e recentes avanços em estudos envolvendo efeitos de retardantes de chamas em aves.