Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Biológicas recebe Workshop em Ecotoxicologia no próximo dia 24

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

No dia 24 de agosto, o Setor de Ciências Biológicas da UFPR receberá o Workshop em Ecotoxicologia. Este ramo da ciência estuda os efeitos adversos a animais, vegetais e microrganismos causados pela presença de contaminantes de origem natural ou sintética liberados pelo ambiente. As inscrições são gratuitas e vão até esta quarta-feira, dia 19, pelo e-mail wecotox@gmail.com. O evento será realizado na sala 338 do Departamento de Zoologia, das 9h às 12h, e os participantes previamente inscritos receberão certificado.

No workshop os alunos, professores e demais interessados no assunto poderão assistir a palestras de pesquisadores Centro de Ecologia e Hidrologia de Wallingford, na Inglaterra. “Estes pesquisadores vêm para o Brasil por meio de um projeto de cooperação binacional financiado conjuntamente pelo Fundo Newton e Fundação Araucária, no qual estão envolvidos grupos de pesquisa da UFPR, como o Laboratório de Entomologia Medica e Ecotoxicologia, o Grupo de Química Ambiental e o Centro de Ecologia e Hidrologia de Wallingford, na Inglaterra”, explica a responsável pelo evento Angela Palacio, doutora em Entomologia e pós-doutoranda da UFPR sob a supervisão do professor Mario Antonio Navarro, do Departamento de Zoologia da Universidade.

Na ocasião, serão abordados temas como disponibilidade biológica e a toxicidade nas nanopartículas para organismos terrestres, a origem e efeitos de microplásticos em ambientes aquáticos, mecanismos epigenéticos em organismos invertebrados e recentes avanços em estudos envolvendo efeitos de retardantes de chamas em aves.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...